Profissionais contam experiência no NASF AB Três Rios e ilustram matéria na Revista Educação Física - Relatos que inspiram

 


Em mais uma edição, a Revista Educação Física traz relatos dos mais variados cantos do país, com campos de atuação, histórias e experiências diferentes. Os Profissionais de Educação Física na Saúde de Três Rios/RJ, participaram da edição desse mês.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Em Três Rios, município do Rio de Janeiro, profissionais de Educação Física contam suas experiências em uma unidade do NASF.

Além dos Profissionais de Educação Física, a equipe é composta por vários Profissionais de Saúde, tais como Assistentes Sociais, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicólogos, Farmacêuticos e Fonoaudiólogos.

Um dos profissionais que atua no núcleo, Gustavo Guedes [CREF 016553-G/RJ] promove práticas corporais para os usuários como ginástica localizada, circuito funcional, caminhada e alongamento.

Além disso, também organiza palestras e eventos com temas ligados à saúde, realiza avaliações físicas trimestrais, atividades de matriciamento, sala de espera, educação em saúde e projeto terapêutico singular com os demais profissionais. As ações são realizadas em espaços públicos e/ou nas Unidades Básica de Saúde (UBSs.)

“É muito gratificante trabalhar no Nasf, pois proporcionar bem-estar físico, mental e social aos usuários, é algo muito prazeroso. Há vários relatos de alunos que depois que começaram a participar das práticas corporais sua qualidade de vida melhorou. Fico muito feliz com os resultados, pois isso nos faz superar quaisquer dificuldades que encontramos no trabalho”.

O intuito do trabalho é promover a saúde e prevenir doenças (DCNTs) dos usuários do SUS, bem como melhorar a capacidade funcional, reduzir a pressão arterial, o nível de açúcar no sangue, amenizar os efeitos do envelhecimento como osteopenia, sarcopenia, e vários outros benefícios que a Atividade Física proporciona.

Quem também conta sua experiência no NASF de Três Rios é o Vladimir Guedes [CREF 028891-G/RJ].

“Como Profissional de Educação Física, atuo dando palestras sobre os benefícios da atividade física, faço visitas a pacientes que precisam de recuperação pós trauma ou doenças crônico degenerativas, entre outros”.

Vladimir conta que todos os dias é realizado na Unidade Básica de saúde (UBS) atividades de alongamento, fortalecimento muscular, reabilitação física e cardíaca em grupos de pacientes com diversos tipos de doenças e agravos.

“Com essas atividades, é mensurável a diminuição do sobrepeso e obesidade, elevando a autoestima, sensação de bem-estar e disposição para as atividades do dia a dia, assim aumentando a longevidade. A atividade física é essencial para a manutenção e melhoria da saúde e na prevenção de enfermidades crônica degenerativas, para todas as pessoas em qualquer idade. A prática de atividade física é essencial para promoção da saúde e a melhora da qualidade de vida dos que chegam à rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS)”, defende.

O tipo de exercício prescrito deve encontrar aceitação e satisfação da pessoa ao praticá-lo, de forma a evitar um futuro abandono e a perda dos benefícios adquiridos por este, como explica Valber Moraes Garcia [CREF 013470-G/RJ], que atua na mesma unidade.

No local são oferecidas atividades como caminhada, circuito funcional, dança de salão, esportes adaptados, jogos recreativos, dentre outros.

“É também característica deste programa, seu caráter multidisciplinar, oferecendo espaço para outras áreas do conhecimento, que tenham colaboração a prestar aos indivíduos participantes do programa. Como oficinas de trabalhos manuais, culinária, música, teatro, ”.

Conferir na integra é só acessar o link.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem