Prefeito André Português lança projeto “Amor de Mãe”, em Miguel Pereira

Na última sexta-feira (22), ao lado do vice-prefeito Pedro Paulo Quinzinho, da secretária de Saúde Camila Miranda, do secretário de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Habitação Wagner Feijó, do delegado da 96ª DP André Uchoa e dos convidados especiais, o ator e apresentador Márcio Garcia e sua esposa Andrea Santa Rosa, foi realizado o lançamento do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Miguel Pereira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Habitação, que desde o início da atual gestão acumula diversas ações quem vêm transformando a realidade dos que mais precisam.

Em uma cerimônia, com inúmeras mães presentes, foi lançado oficialmente o projeto especial que une duas secretarias para atender essas novas mamães.

O programa Amor de Mãe, que atua por meio das equipes do CRAS em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, visa o acompanhamento de mulheres gestantes do município, por meio de rodas de conversas mensais, nas quais é trabalhada a autoestima dessas mulheres, promovendo sua autonomia e independência.

O programa Amor de Mãe tem como metas proporcionar o entendimento das mudanças que acontecerão no corpo e nas vidas das gestantes e de seus parceiros, dividir as angustias e ansiedades que o período da gestação pode trazer e promover o contato com outras gestantes, a fim de fortalecer o vínculo destas com a comunidade, estabelecer relações e criar estruturas para a chegada do bebê.

Na Secretaria Municipal de Saúde é histórico o trabalho de educação em saúde com grupos temáticos. Há muitos anos vêm sendo realizados, em diversos formatos, encontros de gestantes onde o objetivo é: educação em saúde, espaço de troca de experiências e retirada de dúvidas.

Em outubro de 2021, com a condução do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e apoio da Saúde da Mulher e Saúde da Família, retornaram os encontros ainda com o nome Mamãe Presente, com atividades educativas com as gestantes a fim de evitar complicações gestacionais e permitir que elas se sintam seguras em relação a todos os processos de gestação do nascimento e dos cuidados com o bebê.

Nessa época o grupo se estruturava em três encontros com temas pré-definidos. O quarto encontro contava com um presente, fotos das mamães, que era um incentivo à frequência nos encontros.

Nesta mesma época, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Habitação, havia o projeto que seria iniciado como Colo de Mãe.

Ambos tinham o mesmo público: gestantes do município de Miguel Pereira, que estavam sendo acompanhadas pelas respectivas secretarias.

Foram unidos, desde então, os calendários de ações e metodologias para oferecer às gestantes um cuidado mais integral.

Os temas abordados pela saúde são: Importância e cuidados no pré-natal, aspectos psicológicos na gestação, acessos a programas, serviços e benefícios sociais, saúde bucal na gestação, aleitamento materno, cuidados com o RN, desenvolvimento motor do bebê no 1°ano de vida.

“Quero deixar aqui o agradecimento a todos que participam desse projeto lindo, que fazem o acompanhamento e auxiliam no momento mais importante na vida dessas mulheres e casais, em que estão passando por um ciclo de transformação ao gerar uma nova vida”, comentou o prefeito André Português. 

Comunicação PMMPfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem