IBGE treina recenseadores para o Censo 2022, em Três Rios


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza entre segunda (18) e sexta-feira (22), em Três Rios, o treinamento dos recenseadores que trabalharão no Censo 2022 no município e em Comendador Levy Gasparian, cidade vizinha.

O treinamento acontece no Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, no centro, e prepara 80 pessoas – 72 que trabalharão em Três Rios, e oito que trabalharão em Comendador Levy Gasparian – ao longo da semana. O cronograma acompanha o calendário nacional do IBGE.


O Censo 2022 será realizado em todo o Brasil a partir de 1º de agosto, e conta com 183 mil recenseadores espalhados pelo país.

Eles são coordenados por agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS). Em Três Rios há sete ACSs e um ACM; em Levy, uma pessoa desempenha as duas funções.

“O Censo tem por objetivo, além de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, gerando informações essenciais para a definição de políticas públicas, bem como a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada”, explicam Raiana Santos e Mayara de Souza, ACMs do Posto Três Rios e Levy.

O Brasil costuma realizar seu censo demográfico de 10 em 10 anos. O último foi realizado em 2010. A nova edição, que deveria ter ocorrido em 2020, foi adiada duas vezes: primeiro por conta da pandemia de covid-19 e depois por dificuldades orçamentárias.

Imagem: Divulgação IBGEfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem