IBGE: recenseadores começam visitas nesta segunda-feira, 1º

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas credenciadas pelo órgão para atuar no Censo 2022, começam nesta segunda-feira (1º) a visitar domicílios e estabelecimentos para realizar as entrevistas com os moradores.

Os agentes, que receberam treinamento na semana passada, estão capacitados para abordar os moradores e explicarão, no contato inicial, o que é o censo e o IBGE. Eles chegarão uniformizados, de colete e boné padronizados.

Além disso, todos os recenseadores estarão identificados com um crachá, que contém o telefone do IBGE e um QR Code.

Se a pessoa não se sentir segura com a abordagem, pode fazer contato pelo telefone 0800 ou escanear o QR Code para se certificar de que a visita é mesmo credenciada pelo IBGE.

A visita dos recenseadores segue um roteiro preestabelecido. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa será muito breve: não deve chegar a cinco minutos de duração.

Essa conversa pode ocorrer, inclusive, no portão ou porta da residência, sem a necessidade de receber o recenseador dentro de casa.

O papel dos recenseadores é de apenas coletar as informações fornecidas pelos moradores: não há qualquer atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas fornecidas pelo morador, que serão mantidas em sigilo. As entrevistas não envolvem qualquer tipo de pagamento.

“Receber bem os recenseadores é uma questão de cidadania. Eles estão coletando dados para o IBGE, e esses dados irão determinar as políticas públicas e os investimentos privados no futuro. Receber bem o recenseador é essencial para esse trabalho, pois melhores serão os dados coletados, e assim poderemos ter um retrato do país, saberemos quem somos e quantos somos”, explica Vanessa Vanessa Rung, coordenadora censitária de subárea em Três Rios.

Vale lembrar que, para conseguir encontrar moradores em casa, as visitas do Censo 2022 podem ocorrer após as 18 horas e também aos sábados e domingos.

Imagem: IBGEfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem