Encontro da AdjoriRJ reúne autoridades e discute a relação da digitalização com o meio impresso

Evento contou com três palestras e rodas de conversas em que diretores trocaram experiências. Diretores destacaram a força que os veículos têm através da associação


O encontro da Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro reuniu autoridades, convidados e associados no Radisson Hotel Barra, na última quarta-feira, 27, na Barra da Tijuca, no Rio. Sob o tema ‘O futuro das mídias dos jornais do interior do estado do Rio de Janeiro’, os participantes do evento trocaram experiências durante as rodas de conversas e debateram a importância da digitalização dos veículos e a credibilidade do impresso.

A reunião contou com três palestras, a do diretor do Jornal Folha do Café, Charles Barizon, que falou sobre a importância das redes sociais e a digitalização dos veículos, a do diretor do Jornal Folha da Terra, que exemplificou a força das redes sociais, mostrando os números do seu veículo, e ainda com a palestra do empresário e deputado federal, Vinícius Farah, que falou sobre o empreendedorismo no interior, contando sua experiência quando foi prefeito do município de Três Rios.

Sobre a digitalização dos impressos, o vice-presidente da AdjoriRJ, diretor do Jornal Tribuna da Serra, Pablo Sérgio, acredita que os dois meios de se comunicar com os leitores se complementam.

“Hoje temos que trabalhar as multiplataformas. As mídias sociais são um canhão, mas são vazias, porém, no momento em que essa mídia vem com uma marca atrelada a uma empresa de comunicação, traz credibilidade. Tudo isso junto, forma uma mídia forte do interior”, analisou.

Além do deputado, outra autoridade que esteve no evento durante todo o dia foi o secretário Especial Adjunto da Secretaria de Comunicação do governo federal, Anderson Vilela, que representou o secretário Especial, André Costa, que apesar de não poder estar presente no encontro, enviou um vídeo saudando os associados.

“Vocês representam veículos muito especiais para nós, os impressos, as revistas (...). Todos vocês que atuam no interior do Brasil, conseguem chegar mais próximo do coração do brasileiro e levar a mensagem cada vez melhor do nosso país. Reconhecemos a sua importância e estamos trabalhando para estreitar ainda mais os nossos laços”, disse o secretário.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o deputado estadual André Ceciliano, também enviou um vídeo cumprimentando os diretores de jornais e falando da importância dos veículos em suas regiões.

Para o presidente da AdjoriRJ, Marcelo Cunha, o evento foi positivo. “A mensagem que os veículos do interior precisavam receber, chegou. Estamos fortalecendo a instituição. Estamos fazendo o recadastramento porque vamos entregar um pacote forte, consolidado dos veículos, tanto na Secretaria de Comunicação do governo federal, quanto do governo do estado, e vamos caminhar cada vez mais com os jornais”, disse Cunha.

Presente no evento, o ex-presidente da AdjoriRJ e diretor do Jornal Serramar, Paulo César Caldeira, disse que “depois de muitos anos parados, muitos jornais fechados, e muitos se deslocando para o digital, esse encontro foi um recomeço. É um novo tempo, vamos recomeçar e nunca parar. Acho que o que aconteceu (o encontro), reflete a vontade de não deixar essa associação de diretores parar, isso fortalece a instituição”.

De acordo com o presidente Cunha, após esse encontro, essa vontade de não deixar que a associação pare, descrita por Caldeira, já está sendo refletida.

“As dificuldades estão aí, mas elas estão sendo vencidas, e nós vamos conseguir fazer novamente com que vejam a força que esses veículos realmente são. A responsabilidade e credibilidade do jornal impresso e desses profissionais aqui representados, não mudou, continuamos tendo esse diferencial”, concluiu Marcelo.

O evento foi aberto com uma oração feita pelos pastores Carlos e Cissa Bianco, da Igreja Sara Nossa Terra, da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Participaram do encontro representantes dos jornais Boa Semente; Folha da Terra; Planeta Baixada; Capital, Mercado & Negócios; Independente, Baixada em Foco; O Porta Voz; GB News; Portal Nova Edição; Nosso Bairro Jacarepaguá; Atual; Tribuna da Serra; Folha do Café; Serramar; O Fluminense; Região Noroeste e Gazeta. Assessoria Adjori/ Lívia Louzada

Foto: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem