Dicas para compras seguras na internet

É muito rápido, cômodo, prático e econômico fazer compras pela internet. Mas, justamente por todas essas vantagens, é preciso redobrar os cuidados para não cair nos golpes virtuais que, a cada dia, se multiplicam. Confira algumas dicas para se proteger e evitar aborrecimentos:

Compre apenas em sites de confiança: confirme se o endereço na barra de navegação é realmente o oficial. Nas redes sociais há inúmeros casos de ofertas mentirosas, que remetem a páginas falsas.

Verifique o endereço eletrônico: sítios seguros exibem o ícone de um cadeado no lado esquerdo do navegador.

Busque informações: pesquise a reputação, a avaliação da loja e a opinião de outros usuários em sites como o Reclame Aqui. Além disso, veja se a empresa disponibiliza telefone, CNPJ e razão social em lugar visível da timeline.

Desconfie de preços muito baixos: se o produto estiver bem abaixo do valor de mercado, há grandes chances de ser fraude.

Não use redes públicas: jamais realize suas compras por meio de computadores ou redes Wi-fi públicas. Fora de casa, prefira sempre o pacote de dados do celular.

Escolha senhas fortes: não utilize datas de nascimento, sequências numéricas simples ou a mesma combinação para várias contas. Nunca revele a senha do cartão de crédito.

Mantenha o dispositivo atualizado: atualize periodicamente o sistema operacional do computador ou smartphone, assim como de aplicativos e navegadores.

#bomfimdesemana
Por Daniele Barizon
Imagem: Reprodução da colunista/ Imagem Internet

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem