Dicas de Saúde

Julho Verde! Mês de prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Câncer de Orofaringe

É chamado de câncer de orofaringe aquele que se desenvolve na parte posterior da boca conhecida popularmente como garganta.

A orofaringe é uma das porções da faringe. A faringe é uma estrutura anatômica tubular que permite a passagem do ar e dos alimentos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de orofaringe é um tumor maligno que se desenvolve preferencialmente na base da língua, no palato mole, nas tonsilas palatinas (amigdalas), na porção lateral e posterior da garganta.

Estatisticamente é mais frequente em homens do que em mulheres e em pessoas da raça branca do que da negra.

Os sintomas são: lesões (feridas) que não cicatrizam; sensação de algo arranhando ou espetando a garganta; dificuldade para mastigar, engolir, movimentar a língua; rouquidão persistente; halitose constante (mau hálito); nódulos (caroços) na região do pescoço; entre outros.


Fatores como tabagismo (fumantes), consumode bebidas alcoólicas, maus hábitos alimentares e infecções por HPV (papiloma vírus humano) constituem maior risco para o desenvolvimento desta doença.

O tratamento inicialmente é realizado através de radioterapia ou cirurgia. Em tumores mais avançados geralmente é realizado a quimioterapia associada com a radioterapia ou cirurgia associada com a radioterapia.

Medidas como: prevenir infecções por HPV (uso de camisinha no sexo oral e vacina); manter a saúde da cavidade oral (boca) através de uma boa higiene e acompanhamento odontológico; evitar traumatismo à mucosa oral (aparelhos, placas e próteses) devem estar bem ajustados, caso contrário podem ocasionar lesões que costumam favorecer o surgimento de células cancerígenas; evitar/não fumar; evitar/não ingerir bebidas alcoólicas; entre outras são métodos para prevenir e diminuir os ricos desta doença.

Até a próxima semana!
Por Daniele Antunes 
Imagem: Reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem