Dicas de Saúde - Julho Verde! Mês de prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Câncer da Tireoide


A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, apresenta formato de borboleta e possui a função de regular todo o metabolismo do corpo. Exerce esta função através de dois hormônios, o T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

A glândula tireoide pode apresentar alterações relacionadas com a produção de seus hormônios como, o hipotireoidismo (produção deficiente) e o hipertireoidismo (produção excessiva), entretanto ela também pode apresentar alterações relacionadas com sua estrutura como, a presença de nódulos que podem ser benignos ou malignos (câncer).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e do pescoço, está presente três vezes mais no sexo feminino do que no masculino.

O surgimento de um nódulo na tireoide não é uma indicação de câncer, porém a presença desta alteração associada com uma história familiar de câncer da tireoide e/ou relatos de exposição à irradiação (radioterapia) podem levar a suspeita da doença.

Os principais sintomas são: rouquidão; falta de ar; dificuldade para engolir; entre outros. O diagnóstico é realizado através da história clínica, exame físico, exames de imagens e exames laboratoriais.

O tratamento é cirúrgico, consiste na realização da tireoidectomia (retirada da tireoide), que pode ser total ou parcial.

A detecção precoce do câncer é um fator importante para o manejo desta doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico melhor será o prognóstico.


Até a próxima semana.

Por Daniele Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem