Definida a ordem do desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2023



Na noite desta segunda-feira (11), na Cidade do Samba, zona portuária da capital fluminense, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), definiu a ordem de apresentação das 12 agremiações que compõem o Grupo Especial carioca no próximo carnaval.

Apresentado pelo presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, o evento foi fechado a convidados e imprensa, e contou com a presença do governador Cláudio Castro.

A Liesa já havia definido e divulgado os pares, que, segundo a entidade, mantêm o equilíbrio nos dois dias de desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Campeã da Série Ouro esse ano, o Império Serrano e a Paraíso do Tuiuti (11ª colocada do Gruipo Especial), não entraram no sorteio por força do regulamento que determina que a campeã da Série Ouro e a penúltima colocada do Especial, abram os dois dias, respectivamente. As demais formaram os seguintes pares: Mangueira e Beija-Flor;

Portela e Grande Rio; Salgueiro e Viradouro; Unidos de Vila Isabel e Unidos da Tijuca; e, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Conforme determina o regulamento, cada escola sortearia uma bola numerada de 1 a 10. A escola do respectivo par que tirasse a bola de número maior, teria o direito de escolher o dia de seu desfile (se domingo ou segunda-feira).

Diante do histórico de que a maioria das campeãs têm saído no segundo dia de desfile, ou seja, a segunda-feira, as agremiações preferem o segundo dia.

Algumas escolas começaram com sorte, como foi o caso da Viradouro, que era par do Salgueiro, que iniciou o sorteio e tirou a bola de número 4, porém, em seguida, o representante da escola de Niterói tirou a bola de número 10.

O mesmo aconteceu com o par entre Vila e Tijuca. A escola da Vila Isabel também tirou a bola 10 e o presidente da Tijuca, empresário Fernando Horta, não quis nem sortear sua bola por motivos óbvios.

Campeã desse ano, a Grande Rio que era par da Portela, sorteou a bola 3, após a centenária escola de Madureira tirar a bola 7. Desse modo a atual campeã acabou tendo que ficar no domingo.

Logo após a definição dos dias, foi a vez de definir a posição de cada escola em cada um dos dias de desfile.

Bolas numeradas de 2 a 6 foram sorteadas, começando pela Mangueira que já estava no domingo e sorteou a bola de número 4.

A Grande Rio, também no domingo, tirou a bola 2 e será a segunda escola a desfilar no dia definido pelo sorteio.

Ao final, a Liesa deu tempo para troca de posições, o que já aconteceu noutros sorteios. Apenas no domingo, a Unidos da Tijuca, que era a sexta escola (última) a desfilar, acabou trocando de posição com a Mangueira, que era a quarta.

Maioria já definiu enredos

Das 12 escolas de samba do Grupo Especial, apenas três ainda não divulgaram seus enredos. As demais já deram início aos trabalhos, inclusive de entrega da sinopse aos compositores para as disputas de sambas de enredo.

Confira a ordem do desfile para o Carnaval 2023 e os enredos definidos:

Domingo - 19 de fevereiro

1- Império Serrano (Lugares de Arlindo)

2- Acadêmicos do Grande Rio (Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!)

3- Mocidade Independente de Padre Miguel (enredo ainda não divulgado)

4- Unidos da Tijuca (enredo ainda não divulgado)

5- Acadêmicos do Salgueiro (Delírios de um paraíso vermelho)

6- Mangueira (As Áfricas que a Bahia canta)


Segunda-feira - 20 de fevereiro

1- Paraíso do Tuiuti (Mogangueiro da Cara Preta)

2- Portela (O azul que vem do infinito)

3- Unidos de Vila Isabel (enredo ainda não divulgado)

4- Imperatriz Leopoldinense (O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida)

5- Beija-Flor de Nilópolis (Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência)

6- Unidos do Viradouro (Rosa Maria Egipcíaca)

Por Redação
Foto: Portal SDRZfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem