Resultados da Logosofia no Econômico (1ª parte)

“Não tenho tempo para me dedicar a esses lados psicológico, familiar e espiritual. Tenho de me dedicar à minha carreira, para poder ganhar dinheiro e aproveitar a vida.”

Talvez esse seja um dos pensamentos mais comuns nos dias de hoje. Dito de diferentes formas, já escutei essas palavras em conversas com diversos amigos. Inclusive, eu mesmo já cheguei a falar algo parecido.

Porém, é interessante observar que — ao contrário do que possa parecer à primeira vista — a dedicação a esse lado imaterial da vida, se feita de forma consciente, oferece também significativos avanços econômicos.

E é justamente sobre os Resultados da Logosofia no Econômico que falaremos nesta semana, fechando assim o ciclo de conteúdos Resultados da Logosofia nos Diversos Campos da Vida.

Você vai ler sobre a obsessão pela carreira, a impulsividade x contenção, os recursos psicológicos para tornar-se verdadeiramente produtivo, o cultivo de virtudes no trabalho e a importância do crédito moral.

Escrevi este capítulo pensando no que eu gostaria de ter lido quando disse, há alguns anos, que não tinha tempo para isso. Espero que os elementos sejam valiosos para você.

Afinal, será que somos senhores do tempo ou é ele quem nos domina?

Atualmente é comum tornar-se obcecado pelo crescimento profissional. Ainda havendo essa rápida escalada em cargos e salários, isso não costuma equilibrar-se com o lado familiar e, principalmente, o espiritual.

Guiado pela ânsia em crescer profissionalmente —ditocomportamentoworkaholic—,saltei diversos degraus e me adiantei com relação a vários amigos, sendo financeiramente positivo — mas a que custo?

Enquanto avançava neste campo da minha vida, os demais pareciam estagnados.

Uma triste ilustração disso é a evolução da humanidade. Do Egito até os dias de hoje, avançou-se muito tecnológica e materialmente, das carroças aos foguetes, mas sem os correspondentes avanços moral e espiritual — a decadência atual da humanidade é prova disso. Eu estava vivendo algo parecido.

Consegui felizmente reverter tal realidade através da Logosofia.1

Com o isolamento social a partir de 2020, pensei: “agora ficarei superprodutivo, pois vou trabalhar de casa, sem as distrações do escritório, nem o tempo gasto com o deslocamento!”. Passados alguns meses, parecia que, ao contrário, o tempo tinha diminuído.

Não nego que a demanda profissional tenha aumentado um pouco, contudo, meu problema com o tempo não estava no aumento da demanda, no escritório ou no ir e vir do deslocamento, mas sim em minha mente.

Trabalhando em casa, as distrações eram frequentes: “deixa eu acompanhar o movimento da bolsa de valores”, “deixa eu verificar meu e-mail”, “ver se as campanhas de marketing estão funcionando”, “ver se tem algum comentário novo no Instagram”. A preocupação variava conforme o momento, mas sempre incitava a interromper minha atividade por outra demanda — que podia até ser importante, mas não naquele momento.

Você já viveu algo assim? Saberia dizer qual era a causa?

Conto essa experiência na palestra O Governo da Própria Vida, entre os minutos 44:40 e 55:30.

Convido-o também a assistir a palestra completa, com ricas experiências de docentes de Logosofia do Rio de Janeiro.

O Governo da Própria Vida - Palestra de Logosofia - YouTube

Um pensamento do cultor e docente Vinícius Chacon
(24) 988421575

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem