Jogo de cartas adaptado ensina Geografia para os alunos da rede estadual

Versão recriada do "Jogo Uno" traz 15 conceitos da disciplina, como taxa populacional, crescimento vegetativo, migrações e setores da economia



Thiago Ribeiro é professor de Geografia da rede desde 2013. E, atualmente, dá aula no Ciep 198 - Professora Roza Ferreira de Mattos, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio.

Desde o começo do ano letivo, Thiago vem conquistando os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, após desenvolver um Jogo de Uno voltado para Geografia, nomeado de “Uno Geo”. A iniciativa busca tornar o aprendizado dos estudantes mais fácil, dinâmico e lúdico.

A reformulação do jogo aborda 15 temáticas distintas como: taxa populacional, crescimento vegetativo, migrações e setores da economia.

O professor, Thiago Ribeiro, conta que a ideia surgiu com o objetivo de estimular aprendizado e aguçar a curiosidade dos alunos.

"O Jogo de Uno foi escolhido por ser analógico, e poder ser jogado em qualquer ambiente. Resolvi fazer a adaptação, pois sou adepto a trabalhar com a aprendizagem significativa. Gosto de proporcionar para os meus alunos um ensino mais prazeroso e diversificado", disse.

Os estudantes falam que a abordagem de ensino tornou as aulas mais produtivas e leves.

"Estou adorando. Acho que essa iniciativa veio para agregar ao nosso aprendizado. Nesse processo a gente aprende de forma mais fácil", contou animada, Rayssa Martins, que tem 17 anos.

"Sem dúvidas, está sendo muito bacana aprender assim. Fica diferente, dinâmico e bem mais legal estudar Geografia", falou a estudante Daiane Souza, de 18 anos, da 3ª Série do Ensino Médio.

O Secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, destaca a importância e a responsabilidade de os professores da rede para a formação de jovens com um futuro de sucesso.


"A partir de iniciativas como as do professor Thiago Ribeiro, do Ciep 198, temos estudantes mais animados, focados e dispostos a seguirem estudando e se tornarem cidadãos promissores. Esses projetos dão muito orgulho para a educação do estado", disse o secretário Valle.

Para os interessados em conhecer o método de ensino, o jogo “Uno Geo” pode ser baixado através do link: https://porvir-prod.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2022/05/04170211/Cartas-do-jogo-UNOGeo-Populacao-1.pdf

Fotos: Divulgação
Ascom Segovfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem