Governador encaminha mensagem à Alerj que cria Política Estadual de Turismo

Proposta consolida estratégias e prioridades para o desenvolvimento do setor turístico de forma sustentável


O governador Cláudio Castro encaminhou mensagem à Alerj, na última terça-feira (31), que institui a Política Estadual de Turismo do Rio de Janeiro.

O projeto de lei estabelece diretrizes para incentivar e divulgar o turismo como fator de desenvolvimento econômico, social e sustentável. O objetivo é viabilizar o planejamento, a gestão e a promoção do setor nos municípios fluminenses.

"O Estado do Rio é naturalmente vocacionado para o turismo. Com essa proposta, buscamos criar parâmetros para o desenvolvimento sustentável e integrado do setor, considerando a cultura de cada região e a preservação ambiental. Além disso, o projeto contribui para a redução das desigualdades sociais e econômicas, por meio da geração de emprego, trabalho e renda", declarou Cláudio Castro.

Para isso, o Governo do Estado se propõe a promover o setor como fator de desenvolvimento econômico e social, além de valorizar o patrimônio cultural e natural, observando as peculiaridades locais e proibindo os efeitos desagregadores sobre a vida das comunidades envolvidas.

A intenção é assegurar o respeito ao meio ambiente e à cultura das regiões. O texto prevê ainda o fortalecimento dos municípios e das regiões turísticas.

O secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, ressaltou que a proposta do governo vai fortalecer as atividades turísticas de todas as cidades do Rio de Janeiro.

"Consolidar estratégias e prioridades para apoiar o planejamento, a gestão e a promoção do turismo sustentável é assegurar o bom gerenciamento dos recursos inerentes à atividade turística, considerando os impactos sociais, ambientais e econômicos, para unificar ações e, consequentemente, gerar melhores resultados", concluiu Neves.


Estratégias e prioridades

Para consolidar estratégias e prioridades, a proposta cria o Sistema Estadual de Turismo e o Observatório do Turismo.

O primeiro, composto pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e diversos órgãos, tem a finalidade de promover o desenvolvimento do setor de forma sustentável.

Já o segundo deverá ser um centro de pesquisas para monitorar a atividade turística em solo fluminense. 

Núcleo de Imprensa do Gov. do Estado do RJ
Imagem: Alan Santos/PRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem