“Amor em família: vocação e caminho de santidade”

Esse é o tema do X Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Roma, de 22 a 26 desse mês. Em sintonia com esse grande evento, a intenção de oração do Papa Francisco neste mês de junho é a santificação das famílias.

O referido encontro que encerra o ano dedicado à meditação sobre a família, por ocasião do aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica Amoris laetitia quer sublinhar, nas palavras do Santo Padre, que “A família é o lugar onde aprendemos a viver juntos, a conviver com os mais novos e os mais velhos. E, ao estarmos unidos, jovens, idosos, adultos, crianças, ao estarmos unidos nas diferenças, evangelizamos com o nosso exemplo de vida.”

De fato, a família continua a ser a principal fonte de significado na vida de muitas pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pew em 2021, perguntando o que dá sentido à existência, aponta nessa direção: a família foi mencionada em primeiro lugar, antes da profissão, do bem-estar material ou da saúde. Por isso a importância em tomar conta da própria família, na sua realidade concreta, relembra o Papa:

“É claro que não existe a família perfeita. Há sempre um ‘mais’. Mas tudo bem. Não devemos ter medo dos erros; devemos aprender com eles para podermos avançar. Não esqueçamos que Deus está conosco: na família, no bairro, na cidade onde vivemos, Ele está conosco. E Ele se preocupa conosco, está sempre conosco no vaivém do barco agitado pelo mar: quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está lá, nos acompanha, ajuda, corrige.”

O Papa recorda ainda que, para além do seu grande valor humano, a família é também valiosa do ponto de vista da fé, pois a família é caminho de santidade.

Daí as palavras de Francisco: “O amor na família é um caminho pessoal de santidade para cada um de nós. Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês. Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, por cada uma e por todas as famílias para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana”.

É tarefa primordial de cada família e deve ser prioridade pastoral da Igreja buscar o amadurecimento das famílias, pois “não existe a família perfeita, Amoris laetitia lembra-nos, e não devemos ter medo das dificuldades. Todas as famílias têm preocupações, sofrimentos, mas também alegrias e esperanças. São as relações amorosas entre cônjuges, pais, filhos e avós que os tornam caminhos de santidade, feitos de simples gestos diários, que pouco a pouco tornam extraordinários os momentos comuns”, nos lembra o Cardeal Kevin Farrell, responsável do Dicastério para os Leigos, a família e a vida

Confirma essa mesma perspectiva o Padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa:

“Francisco nos recorda que a família é o lugar onde aprendemos a conviver com a diferença, com os jovens e com os idosos. Conhecer pessoas que são diferentes é uma riqueza, não uma ameaça. No mundo de hoje parece que a diferença provoca confronto, quando deveria abrir novos caminhos. A família é o lugar para aprender a amar, para conviver na diferença, aprendendo com os erros, conscientes de que o Senhor está presente, ajuda e acompanha. Esta experiência da presença de Deus nasce da oração”.

Falando, na perspectiva de nossa Igreja Diocesana de Valença, também aqui em Três Rios, proponho que busquem conhecer as iniciativas específicas de evangelização das famílias: o MFC-Movimento Familiar Cristão, o ECC-Encontro de Casais com Cristo, a Pastoral familiar, as Equipes de Nossa Senhora e a Pastoral Pré-matrimonial.

Lideradas por casais cristãos, se reúnem periodicamente para alimentar a espiritualidade conjugal e familiar, compartilhar suas vidas numa ajuda recíproca, encontrar caminhos mais eficazes para a transmissão dos valores cristãos às novas gerações de filhos e netos, acolher e evangelizar as famílias incompletas ou em crise e amparar e cuidar das famílias empobrecidas. Caminhemos juntos em favor da família e da vida!

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem