Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que empresários do setor de serviços estão otimistas com retomada econômica nos próximos três meses



Os empresários do setor de serviços continuam otimistas com a retomada econômica e o crescimento dos negócios nos próximos três meses, segundo pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ).

Na sondagem, feita entre os dias 2 e 6 de maio, 82% dos entrevistados esperam que a situação melhore ou melhore muito, índice superior à pesquisa anterior que registrou 79,5%.

No novo levantamento, apenas 13,3% acreditam que a situação permaneça igual, enquanto 4,7% esperam que a situação dos seus negócios piore ou piore muito.

A pesquisa mostra ainda que para 31,4% dos entrevistados o panorama de seus negócios melhorou ou melhorou muito nos últimos três meses.

O resultado da última sondagem apontou um índice de 28,3%. Para 31,6%, a situação piorou ou piorou muito. Disseram que permaneceu igual, 37%.

Sobre os principais fatores que limitam os seus negócios, a pesquisa mostra que 45,2% dos empresários apontam a demanda insuficiente, seguida das restrições financeiras (45%).

A falta de mão de obra aparece com o terceiro limitador dos negócios, com 13,5%, enquanto a falta de espaço e/ou equipamentos figura aparece com 12,3%.


Demanda por bens e serviços

38,5% disseram que a demanda diminuiu ou diminuiu muito pelos bens e serviços de suas empresas nos últimos três meses.

Sobre a demanda nos próximos três meses, 66,9% esperam que aumente ou aumente muito, praticamente o mesmo índice (66%) da última pesquisa no mês de abril.

Apenas 8,1% acham que a demanda diminuirá ou diminuirá muito nos próximos três meses, enquanto 25% dos consultados acham que se estabilizará.


Empregos

Sobre o quadro de funcionários nos últimos três meses, a pesquisa do IFec RJ revela que 12,8% afirmam que diminuiu muito e 19% que diminuiu. Para apenas 9,2% dos entrevistados houve algum tipo de aumento das contratações nos três meses passados.


Estoques

Em relação ao abastecimento dos estoques nos últimos três meses, 54,1% disseram que ficou igual ao planejado, enquanto 39,8% afirmaram que ficou abaixo do planejamento feito. Apenas 6,1% relataram que seus estoques ficaram acima do planejado.


Inadimplência

O índice de empresas que não ficaram inadimplentes nos últimos três meses caiu em relação à pesquisa anterior.

Em abril, esse número chegou a 51,4%. Agora em maio, ficou em 48,9%. As inadimplentes ou muito inadimplentes ficaram em 29,2%.

Das empresas que tiveram dívidas, os cinco principais gastos estão associados a fornecedores (31,1%), aluguel (29%), bancos comerciais e luz (28,3%) e tributos federais (25,4%).


Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro.

Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos.

Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.

Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. 

Assessoria de Imprensa Fecomércio RJ
Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem