Dia Nacional de Luta Antimanicomial: Inclusão, amor e respeito



O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi celebrado em Três Rios com apresentação de trabalhos, dança, desenhos e artesanato.

O evento foi realizado no Anfiteatro Joel São Tiago, na Praça São Sebastião, na manhã desta quarta-feira (18), dia em que é comemorado.

O movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pelos direitos de pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta, está o combate da ideia de que se deve isolar a pessoa com doença mental, ideia baseada em preconceitos que cercam a doença mental.

De acordo com a coordenadora do Caps II, Cida Rios, as ações desenvolvidas pelos Caps, Ambulatório Ampliado, Consultório de Rua e Residências Terapêuticas, tem levado inclusão, direitos e ressocialização para as pessoas que passam por problemas com álcool, drogas e problemas mentais.

“Agradeço a todos da equipe da Saúde Mental do município, o apoio da secretária Izabel de Mendonça e o prefeito Joa, que tem sido um gestor incansável na inclusão e respeito ao cidadão, principalmente, às pessoas menos favorecidas”, disse Cida Rios.

A programação teve apresentação de capoeira, dança, baile dos chapéus, dança circular com a professora Aurora, oficinas de artesanato, origami e desenhos em papéis e tela.

O Prefeito Joa parabenizou a iniciativa e destacou a importância da inclusão para o desenvolvimento de Três Rios.

“Só há uma população e ela deve conviver nos mesmos espaços. É preciso compromisso de todos para que a situação de exclusão seja alterada. Temos trabalhado muito para incluir todos respeitando uma das condições mais importantes: a plena participação em igualdade de condições”, disse o Prefeito Joa.

Secom PMTR
Imagem: Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem