“Acorda Pedrinho” e os hits virais da internet

“Acorda Pedrinho, que hoje tem campeonato”. Se você é usuário das redes sociais, provavelmente já escutou o refrão que domina a internet nos últimos dias. De anônimos a celebridades, o hit está na boca dos brasileiros e se tornou um fenômeno.

O single “Acorda Pedrinho”, da banda curitibana Jovem Dionísio, viralizou no TikTok – hoje são mais de 230 mil vídeos gravados com o áudio -, logo após chegou ao Instagram e hoje ocupa a primeira posição do Spotify. No Youtube, o vídeo da música conta com 4,3 milhões de visualizações.

E é assim com a maioria dos hits virais. Performar bem e viralizar no TikTok é um passo importante para as músicas atingirem o sucesso e o topo das plataformas de streaming nos dias atuais.

Isso porque o TikTok é a quinta rede social mais usada no Brasil, com 73,5 milhões de usuários. Em todo o mundo esse número chega a 970 milhões.

Hits como “Envolver”, de Anitta, “Dançarina”, de Pedro Sampaio e MC Pedrinho, e “Toma Toma Vapo Vapo”, de Zé Felipe e MC Danny, são algumas das faixas que também decolaram e chegaram ao topo do Spotify após viralizarem no TikTok.

O poder do TikTok inclusive já chegou às gravadoras, que preferem investir em músicas que caiam no gosto dos usuários do aplicativo.

Artistas internacionais como Halsey e Ed Sheeran já questionaram, inclusive, esse comportamento das gravadoras e mostraram indignação.

O fato é que a popularização do TikTok e o surgimento de hits virais vêm transformando a indústria da música, desde a produção até a distribuição do material. E os profissionais da área precisam estar atentos a essa nova realidade do mercado fonográfico.

E você, já aderiu ao TikTok?

Por Luana Lazarini 
Imagem: reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem