Prefeito Joa vai a Brasília em busca do fortalecimento do setor ferroviário em Três Rios


Três Rios tem ao longo de toda sua história uma forte relação com a ferrovia e, principalmente, com o pólo industrial metal mecânico-ferroviário.

Conhecedor dessa história, e aproveitando a reestruturação e modernização da malha ferroviária no Brasil, o prefeito Joa, ao lado dos secretários Márcio Assis (Indústria e Comércio) e Bernardo Goytacazes (Planejamento, Projeto e Integração), e com intermediação do deputado federal Felício Laterça, estiveram reunidos com a equipe de secretários do Ministério da Infraestrutura.

“Estivemos reunidos com os assessores do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, acompanhado do amigo deputado federal Felício Laterça, tratando sobre as questões do pacto do setor produtivo ferroviário no Brasil. Isso reflete, diretamente, na economia trirriense. Assim sendo,, solicitamos uma redução na tributação dos produtos ferroviários produzidos no país, para isso, vamos solicitar a bancada dos deputados do estado do Rio de Janeiro que proponham a alteração na Lei 10.865/04, para que nossa cidade volte a ser atraente ao mercado ferroviário”, comentou Joa, por telefone, direto de Brasília.

A atual redação da Lei 10.865, de 30 de abril de 2004, permite aos entes federativos e privados importarem todos os produtos da linha ferroviária sem impostos. Isso tem prejudicado a indústria nacional e, principalmente, a metal ferroviária de Três Rios.

Diante disso, o prefeito Joa tem articulado parcerias em âmbito estadual e federal para a reativação das atividades da indústria ferroviária no município.

Com a vocação e a expertise profissional dos trirrienses, a reativação das linhas de montagem da cidade transformam-se em importante fonte de emprego e renda para o trabalhador da região.

Ainda em Brasília, comitiva se reúne com a Secretaria Nacional de Transporte Terrestre - SNTT e avança no Projeto Trem Rio-Minas

O prefeito Joa e a sua equipe de secretários se reuniram com o secretário da SNTT, Marcelo Costa, responsável pela supervisão e fiscalização do transporte terrestre nacional na tarde de quinta-feira (7), em Brasília.

Durante a reunião, o prefeito entregou ao secretário uma série de documentos relacionados a liberação do Trem Rio-Minas que, na sua fase inicial, vai interligar as cidades de Três Rios e Sapucaia.

“Entregamos toda a documentação necessária para autorização da circulação do trem Rio-Minas. Estamos trabalhando dentro de todos os prazos, junto a nossa equipe e com representantes da ONG Amigos do Trem e, principalmente, com todo o conhecimento técnico do nosso Secretário de Planejamento, Projeto e Integração, Bernardo Goytacazes, que vem trabalhando muito para que em 2023 o trem comece a circular e fomentar o turismo na nossa região, principalmente na nossa cidade que, proporcionalmente, irá gerar mais empregos e renda para a população”, finalizou o Prefeito Joa. 

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem