Inteligência artificial vai levar Jamelão, morto em 2008, de volta à Sapucaí

Desfile da Mangueira esse ano, que terá o saudoso intérprete como um dos homenageados do enredo, será aberto com o grito de guerra do cantor


José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão (12/5/1913-14/6/2008), um dos grandes nomes do samba e da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, estará de volta à Marquês de Sapucaí após quase 14 anos de sua morte.

O cantor, que não gostava de ser chamado de puxador de samba, será um dos três homenageados no desfile da Estação Primeira de Mangueira, na sexta-feira, 22 de abril, quando a Verde e Rosa será a segunda a desfilar com o enredo "Angenor, José & Laurindo", do carnavalesco Leandro Vieira, que preparou uma homenagem aos três dos maiores ícones da gloriosa história da Mangueira: Cartola, Jamelão e Mestre Delegado.

A tradicional escola de samba carioca trabalha com o processo conhecido como “deepfake de voz” por meio de uma empresa em São Paulo.

Ideia do carnavalesco Leandro Vieira, a tecnologia de voice cloning (clonagem de voz) usa IA para reproduzir uma voz semelhante a do intérprete que será usada no grito de guerra e no refrão do samba para o desfile de 2022.

No processo estão sendo usadas músicas em mais de 70 discos gravados ao longo da carreira do homenageado.

Nascido no bairro de São Cristóvão, Jamelão despontou como cantor ainda jovem. Sua voz foi descoberta e apresentada para o sambista Lauro Santos, que o apresentou pessoalmente para a Mangueira. Em 1949, assumiu o posto de intérprete da Mangueira pela primeira vez.

Já consolidado como intérprete de samba, integrou a comissão de compositores da Mangueira em 1968, e assim ocupou os próximos 35 de sua vida. O cantor, conhecido pelo humor azedo, faleceu em junho de 2008, aos 95 anos.

Em 2006, foi o último ano em que Jamelão cantou o samba de enredo da Mangueira na Passarela do Samba. Naquele desfile a escola homenageou o rio São Francisco no enredo " Das águas do Velho Chico, nasce um rio de esperança".

Jamelão, em 1988, foi homenageado em Três Rios pela Mocidade Independente de Vila Isabel no enredo "No coqueiro dá côco, na Mangueira dá Jamelão", que rendeu à Tricolorida do carnaval trirriense o vice-campeonato daquele ano. Jamelão não desfilou, mas antes do carnaval fez um show na quadra da escola em forma de agradecimento pela merecida homenagem. 

Com informações de O Patrono News
Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem