Mesmo em tempos tão sombrios, felizmente boas notícias chegam para os trirrienses que defendem a preservação do patrimônio cultural do município.
Foi publicado neste 25 de fevereiro no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro- DOERJ o tão esperado tombamento do conhecido Casarão Generozo Portela pelo Instituto Estadual do Patrimônio do Estado do RJ–INEPAC, imóvel situado na Rua da Maçonaria, esquina com a Nelson Viana.
A solicitação foi feita ao INEPAC em 2015 pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Três Rios- CMPC.
A solicitação foi feita ao INEPAC em 2015 pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Três Rios- CMPC.
Em 2016 o então Prefeito Vinicius Farah atendendo a solicitação do Conselho encaminha oficio ao órgão estadual ratificando o pedido do CMPC. Passados quase 7 anos, finalmente foi sancionado pelo governo do Estado.
A Casa agora não é apenas patrimônio cultural do município, mas também passa a ser um dos bens patrimoniais de relevância em todo estado do Rio de Janeiro e deverá ser preservada em seu conjunto como também todo o seu entorno com outros imóveis ao redor sobre acautelamento especial.
O que isso significa? Um patrimônio é tombado quando ele é representativo e importante para a história do seu local, quando ele é um lugar de memória significativo para a sua comunidade, quando ele é um exemplar importante sob o ponto de vista de estilo arquitetônico.
Assim é a Casa da rua da Maçonaria. Imóvel que tem 122 anos, conforme foi gravado em sua fachada a data, ano de 1900.
Com muita história e arquitetura especial não há trirriense que não conheça essa casa e agora ela ficará perpetuada também na história da vida dos que aqui ainda vão nascer, como um exemplar representativo do pouco que restou das belas casas e demais imóveis históricos que tivemos na cidade de Entre Rios agora Três Rios, local que vem perdendo sua identidade e se transformando em uma cidade como qualquer outra sem vestígios do passado, sendo abafada por prédios sem personalidade, com uma arquitetura sem qualquer cuidado ou preocupação com a qualidade de vida urbana, não levando em conta a poluição do ar, do solo e do visual, encobrindo a bela vista do vale, ou melhor a tornando acessível apenas para alguns. Importante a sociedade ser ouvida para decidir sobre o destino da Cidade.
Quem sabe a casa da Maçonaria será no futuro um ponto de reflexão e estudo diante do contrate que vem acontecendo na paisagem de Três Rios.
Caberá a prefeitura municipal entregar o imóvel histórico restaurado ao proprietário que terá que preservar esse bem do patrimônio cultural independente do uso que queira fazer dele.
Desse modo seria de grande importância para o município a PMTR adquirir o imóvel e que nele seja instalado um Centro Cultural conforme vem sendo defendido pelo CMPC.
Com a cautela dos imóveis do entorno da Praça Salim Chimelli, que ficam especialmente protegidos, podemos vislumbrar um sonho de ter nesse espaço o nosso Centro Histórico.
A Rua Nelson Viana, tem a partir da Travessia de Trem, antigo Largo do Barulho uma grande concentração de importantes imóveis representativos da nossa história, se restaurados e preservados formarão um conjunto de grande valor para a cultura incentivando o turismo em Três Rios.
Atualmente são três os imóveis de Três Rios que integram o patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro: a Capela Nossa Senhora da Piedade, o Coreto da Praça da Autonomia, e o Casarão Generoso Portela da Rua da Maçonaria.
Atualmente são três os imóveis de Três Rios que integram o patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro: a Capela Nossa Senhora da Piedade, o Coreto da Praça da Autonomia, e o Casarão Generoso Portela da Rua da Maçonaria.
Cabem aos gestores do município e do estado implementar políticas culturais para restaurar, preservar e disseminar a cultura do patrimônio cultural trirriense e fluminense.
Projetos poderão ser encaminhados aos órgãos competentes no sentido de restaurar e preservar o imóvel bem como para a destinação cultural do espaço.
Por Vera Alves
Por Vera Alves
Imagem: Reprodução / Rogério Carneiro
Postar um comentário