Saaetri promove ação em homenagem ao Dia Mundial da Água


Nesta terça-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, o Saaetri e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam uma ação especial, das 9h às 13h, na Praça da Autonomia, no centro de Três Rios.

As atividades serão voltadas no sentido de conscientizar a população sobre a importância da conservação e da preservação da água. Haverá distribuição de mudas nativas da mata atlântica, orientações sobre o uso racional da água, além de presença dos aguadeiros do Saaetri.

O Dia Mundial da Água é comemorado desde 1993, um ano após a data ter sido sugerida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.


Por que se importar

Ao contrário do que muitos pensam, a água é um recurso finito. Garantir a sua conservação é de enorme importância para que todos tenham acesso a ele. Somente 0,26% de toda a água do planeta está disponível para consumo, conforme estudo sobre recursos hídricos mundiais, escrito por Shiklomanov, professor de hidrologia e recursos hídricos na Academia Russa de Ciências Naturais e diretor do Instituto Hidrológico do Estado.

Além disso, de acordo com o Instituto de Recursos Mundiais (WRI), o aumento da demanda de água para o uso doméstico aumentou em 600% nos últimos 50 anos.

Um levantamento da Trata Brasil apontou que 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e que o prejuízo anual associado às perdas de água no país é de R$12 bilhões.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 e 100 litros de água são suficientes para atender às necessidades básicas diárias de um indivíduo — beber, preparar alimentos, fazer a higiene pessoal e a limpeza doméstica, entre outras atividades.

No Brasil, porém, a média de consumo diário é de 154,9 litros por pessoa, muito maior que o recomendado. 

Secom PMTR
Imagem: Ilustrativa / Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer