Presidente do recém-criado Cotram fala sobre a entidade e suas funções legais junto às associações de moradores


Criado no dia 10 de fevereiro, o Cotram - Conselho Trirriense das Associações de Moradores do Município de Três Rios/RJ, foi fundado com o objetivo de reunir as associações de moradores afiliadas como representantes dos bairros no intuito de atender os anseios e objetivos de melhorias para cada localidade.

Na última sexta-feira (18), a presidente do Cotram, Solange Ribeiro, convidada pela Rádio 107,3, falou sobre a fundação, a legalidade como entidade, a autonomia, o amparo e a necessidade da criação do conselho e reiterou o projeto de não permitir que a inércia, ineficácia, omissão e irregularidades façam parte de sua gestão à frente do Cotram, estando junto às associações de moradores dando apoio, orientação e assistência.

"A função do Cotram é orientar, assistir, apoiar e incentivar os interessados a se candidatarem; como deve proceder desde a publicação do edital de convocação, da elaboração do Estatuto, da Ata, do livro de presença, do registro do Estatuto e da Ata no Cartório competente até a sua filiação ao Cotram se assim o desejar", reforçou a presidente.

Segundo ainda Solange, eleita por maioria de votos como consta na ata de fundação da entidade, alguns acontecimentos, comentários e insatisfações de vários moradores de bairros, corroboraram para a criação do Cotram.

"O Cotram é autônomo, pois tem a capacidade de governar-se por meio de sua diretoria e do conselho fiscal, contudo, totalmente dependente para se manter, de recursos e doações; que é uma pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos", ressaltou a presidente.

Solange comentou ainda que a entidade que preside não interfere, não faz eleições de presidentes de associações, não obriga sua filiação, nem tão pouco retém livros de atas e estatutos dos mesmos.

A presidente esclareceu ainda que, por sua experiência à frente da AMAH (Associação de Moradores e Amigos do Habitat), que somente com registro do estatuto e da ata é que a associação passa a ser uma pessoa jurídica de direito privado com a emissão do CNPJ, ou seja, ela existe de direito e não de fato.

​Na entrevista também, foram mencionados os projetos da AMAH, Solange Ribeiro e José do Amaro, que existem há 6 anos no bairro Habitat e que têm cerca de 200 alunos inscritos, oferecendo atividades físicas, passeios, campeonatos, torneios e eventos, e que ainda há vagas para inscrições em ambos os projetos.

Solange fez questão de deixar os contatos para quem quiser conhecer os projetos ou até mesmo participar e ajudar a AMAH, que tem sua sede na Rua 8, Quadra P, casa 60 - Habitat Cidadão; contatos pelos telefones (24) 98885 0258 e 2029 4930; ou ainda pelos e-mails amahbt@outlook.com e cotramtr@outlook.com.

Imagem: Divulgação Cotramfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem