Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no empreendedorismo

Lugar de mulher é onde ela quiser. E no universo do empreendedorismo, elas se fazem cada vez mais presentes. Donas do próprio negócio e protagonistas da sua história, as mulheres empreendedoras encaram uma jornada múltipla, conciliando vida profissional e pessoal.

O empreendedorismo feminino vem ganhando força no país. Nomes como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Cristina Junqueira (Nubank), Zica Assis (Beleza Natural) e Sônia Hess (Dudalina) são referência no mercado nacional e até internacional, inspirando milhares de mulheres a entrar no mundo dos negócios.

As mulheres empreendedoras movimentam a economia e colaboram para o crescimento do país. Segundo dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020, elas representam 48% do mercado, totalizando 30 milhões de empreendedoras.

O aumento expressivo deu-se principalmente após a pandemia de Covid-19. De acordo com pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora referente ao ano de 2021, 26% das mulheres consultadas iniciaram seu negócio durante a pandemia.

No que se refere ao microempreendedorismo individual (MEI), as mulheres dedicam-se, principalmente, às áreas de alimentação, beleza e moda.

Apesar do crescimento, as mulheres ainda enfrentam dificuldades para ocupar seu espaço no empreendedorismo.

O Instituto Rede Mulher Empreendedora aponta que 42% das mulheres que participaram da pesquisa têm dificuldade em conseguir acesso a crédito, tendo seus pedidos negados.

O governo federal lançou, nesta semana, um programa para incentivar negócios liderados por mulheres. Foi instituída a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra Elas, que prevê ampliar a oferta de crédito, oferecer cursos técnicos e orientações.

As mulheres que escolhem ingressar no universo do empreendedorismo podem contar com o apoio de algumas organizações da sociedade civil.

Uma delas é o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que apoia projetos que visam empoderar mulheres empreendedoras, garantindo independência financeira e de decisão sobre seus negócios e vidas.

Empreender é desafiador. É importante acreditar no seu potencial, não ter medo de falhar e persistir em meio aos obstáculos. E você, já pensou em empreender?

Por Luana Lazarini
Imagem: Reprodução / Ilustrativa

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem