Iguá dá início à concessão plena dos serviços de água e esgoto em Miguel Pereira

Em cerimônia com a presença do prefeito André Português, Concessionária assume o saneamento básico no município fluminense

Um novo capítulo começa a ser escrito na história da Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil.

Após seis meses de operação assistida junto à Cedae, a Concessionária assume plenamente os serviços de água e esgoto na área do Bloco 2, referente à região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.

No escopo da concessão, mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. Em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a Iguá fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário.

Já na capital, na região da Barra e Jacarepaguá, a empresa será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.

A captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Para marcar o início da Operação Rio, foi realizada, pela manhã, uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de Miguel Pereira, André Português; do presidente da Cedae, Leonardo Soares, e do CEO da Iguá, Carlos Brandão, dentre outras autoridades.

O evento aconteceu na área externa da loja de atendimento aos clientes da concessionária (Rua Zeni Esteves, 25, São Judas Tadeu). O espaço ganhou layout moderno, mais conforto e climatização, maior número de atendentes e totens de serviços, entre outras inovações.

Ao apresentar o trabalho e os investimentos a serem realizados durante os 35 anos de contrato de concessão, Brandão ressaltou a relevância das ações e os principais projetos da Iguá no Estado, como o aumento da cobertura de água para 99% e de esgoto para 90%.

“A operação no Rio de Janeiro permite colocar em prática nossos diferenciais, com excelência e inovação na execução dos serviços de saneamento básico, encantamento dos clientes e sustentabilidade, pilares da nossa gestão estratégica. Chegamos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para milhares de pessoas, trazendo a expertise da Iguá no setor e de ações bastante significativas nos seis estados do Brasil em que já atuamos. Vamos trabalhar em conjunto com autoridades e a população”, destacou o CEO da Iguá, Carlos Brandão, fazendo menção à assinatura da empresa no Rio: “Para mudar o amanhã, trabalhamos juntos hoje”.

Diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares acredita que os resultados e os avanços para a população chegarão rapidamente.

“A Iguá, que já presta serviços em outras localidades do país, mostrou capacidade técnica, e a operação assistida deu-se de forma harmônica e contributiva. Suas equipes não economizaram empenho e dedicação. Tenho certeza de que a empresa vai cumprir as metas estabelecidas no contrato de concessão e trazer avanços para a região”, disse Leonardo Soares.

“Acreditamos que a Iguá veio para mudar a vida das pessoas na cidade de Miguel Pereira, com competência e excelência. Há grandes desafios, mas sabemos que, com trabalho sério e dedicação, vencemos os grandes obstáculos. Desejamos sucesso neste começo em Miguel Pereira”, disse o prefeito André Português.


Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Uma das principais empresas do setor no país, atualmente está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam 7.155 milhões de pessoas. 

A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (Iniciativa da Organização das Nações Unidas - ONU), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS).

No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas.

O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Fonte: Néctar Comunicação
Imagem: Divulgaçãorleft-sidebar

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem