Futuro Museu de Três Rios - Casa da Cultura

Escola Condessa do Rio Novo, Fórum da Comarca, Casa de Cultura e futuro Museu Municipal – foto acervo Casa da Cultura, anos 40

O ano que se inicia daqui alguns dias será definitivo para instalação do Museu Histórico de Três Rios. Isso porque o prédio da Casa da Cultura, que já foi a Escola Condessa do Rio Novo, o Fórum da Comarca de Três Rios e abriga há mais de 30 anos a Casa da Cultura, foi finalmente em 2018, cedido em sua totalidade pelo governo do Estado do Rio de Janeiro para o município instalar junto com a Casa da Cultura, o Museu Histórico da Cidade.

Essa cessão determinou que o prédio tenha apenas essa destinação, não podendo ter outra finalidade e cujo prazo para a instalação do objeto da cessão deverá acontecer em até 48 meses, terminando em outubro de 2022.

Desse modo a sociedade trirriense que clama por seu museu, que já está criado pelo decreto n. 4147 de 27 de junho de2010, deverá ter seu sonho realizado.

“Museus espaços que suscitam sonhos” foi o tema da redação do concurso promovido pelas Secretaria de Cultura com as escolas públicas de Três Rios, dentro da programação da 15ª Primavera de Museus que aconteceu em setembro na Casa de Cultura.

A premiação dos alunos que participaram do concurso foi uma visita aos Museus de Petrópolis. A Cidade Imperial, tem uma diversidade de museus e centros culturais, tanto públicos como privados.

A visita aos museus foi ação sociocultural e educativa de muitas trocas culturais, aprendizado e experiências para os alunos. A realização teve a parceria de membros do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro,da Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação e da Prefeitura de Petrópolis por meio do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis,

Os alunos premiados autores das redações que participaram da ação educativa, cultural e recreativa foram respectivamente classificados em 1°,2º e 3º lugar nos seguintes colégios: 

Colégio Estadual Professor Kopke: Daniel da Silva Oliveira; Kauany da Silva Oliveira; Ana Letícia de Oliveira Silva. 

Instituto de Educação Joel Monnerat: Rebeca Pereira Ciodoro; Rebeca Emanuelle de Carvalho; Milena Silva Rodrigues. 

CE. CB. BM Flávio V. Rodrigues de Freitas: Gabriel de Paula Rodrigues Couto; Franciele Ferreira da Silva Santos; Sara Elisa da Luz Nascimento Pereira. 

Colégio Estadual Moacyr Padilha: Letícia Lima dos Santos; Ronald Silva Ferrari.

No Museu Casa do Colono os alunos foram recebidos pelo Projeto Educativo "Minha Cidade tem História pra Contar" da historiadora e animadora cultural Vânia Nicolau.

No Museu Imperial, o setor de educação, com a equipe de Carolina Knibel, proporcionou uma visita mediada estimulando o processo ativo de construção do conhecimento, incentivando a curiosidade, a interpretação e a reflexão sobre seu acervo e seus espaços.

No Museu Casa de Santos Dumont, os alunos tiveram um bate papo com a museóloga Ana Carolina Vieira sobre as características peculiares da casa, sobre as invenções de Santos Dumont e curiosidades sobre o acervo museológico.

No Museu do Artesanato os jovens foram recepcionados pelo artista plástico Cocco Barçante, idealizador do museu que reúne mais de 300 artesãos do Estado do Rio de Janeiro, inclusive objetos do artesanato de Três Rios. Por fim, ainda deu tempo de fazer uma visita às exposições do Sesc Quitandinha.

Museu, importante equipamento cultural cuja finalidade é proporcionar conhecimento e entendimento da vida, aberto para a comunidade, pesquisadores e turistas.

A Casa da Cultura e Museu de Três Rios poderá proporcionar aos trirrienses muitas atividades culturais e educativas, será um importante equipamento público cultural também para os municípios vizinhos e para o turismo.

É importante o engajamento de toda sociedade civil no apoio as instituições culturais,um museu terá papel fundamental na nossa cidade. Museus espaços que suscitam sonhos, a nossa esperança é ver esses sonhos realizados!

Por Vera Alves
Imagem: Acervo Casa da Cultura

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem