Estado faz última reunião do ano com prefeituras e Instituto Rio Metrópoles

O governador Cláudio Castro presidiu, nesta segunda-feira (20), a última reunião do Instituto Rio Metrópoles com representantes de prefeituras do estado.

No encontro, realizado no Palácio Guanabara, sede do Executivo fluminense, foi apresentado o relatório quadrimestral do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Também houve deliberação sobre a postergação da atribuição do Município de Cachoeiras de Macacu sobre saneamento, além da comunicação sobre a concessão regionalizada dos serviços de água e esgoto, cujo leilão ocorrerá dia 29 de dezembro de 2021.

"O dia 29 encerrará um ciclo importante, que é o leilão do nosso último lote do saneamento da Cedae. Foi um ano de muito trabalho, de retomada do Rio de Janeiro como estado. Não creio que existam salvadores da pátria, não acredito em discursos que isso aqui é fácil de tocar. A grande diferença do Estado do Rio de Janeiro hoje para os outros estados é nossa capacidade de dialogar, de trabalhar junto", disse o governador na abertura da reunião.

A expectativa dos presentes é que a segunda fase da concessão seja um sucesso, assim como aconteceu com a primeira, cujas empresas já estão em operação, e parte do valor também já foi repassado para os municípios.

"Nós hoje estamos no tempo e espaço da história de reconstrução deste estado. Não tenho dúvida alguma que os livros de História contarão essa fase no Rio de Janeiro como uma fase de reconstrução. Quero agradecer o ano fantástico que tivemos. Pelo menos da minha parte, eu não tenho dúvidas de que o meu mandato é um antes da concessão, e outro depois. E vejo os prefeitos também falando isso. Demonstra como esse processo foi importante. Ver na Mangueira trabalhadores já uniformizados, pessoas que até outro dia não tinham acesso a um emprego desses, que foram qualificados e estão trabalhando, felizes da vida, confirma como foi bom ter batalhado pela concessão", reforçou Cláudio Castro.

Estiveram presentes na reunião os municípios de Belford Roxo, Cachoeira de Macacu, Itaguaí, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá, além de representantes da sociedade civil.

Ascom Segov
Imagem: Rafael Camposfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem