2021 um ano de grandes conquistas para Miguel Pereira



O ano de 2021 foi um dos mais produtivos na história do município. Marcado por grandes inaugurações, lançamentos e conquistas com a presença de diversas autoridades estaduais e federais, Miguel Pereira avançou em cada um dos 365 dias deste ano que está terminando.

Com o anúncio de novos projetos que serão desenvolvidos em um futuro próximo, o prefeito André Português e o vice Pedro Paulo Quinzinho já deixam a população com grande expectativa e a certeza de que os próximos anos serão ainda mais produtivos para o município.

Nesta página especial, iremos relembrar as grandes conquistas e inaugurações do primeiro ano da 2° gestão do prefeito André Português e Pedro Paulo Quinzinho à frente da Prefeitura.

Tudo começou em 15 de novembro de 2020, com a reeleição da dupla com 13.251 votos, representando mais de 83% dos votos válidos e terceiro maior percentual de votos do estado do Rio de Janeiro. Logo, no início de 2021, reassumiu junto com seu vice e governarão o município por mais quatro anos.

Desde então, André e Pedro Paulo deram prosseguimento ao trabalho com o objetivo de transformar Miguel Pereira em uma nova cidade e desenvolveram novos projetos, realizaram inaugurações e levaram grandes conquistas para a cidade. Relembre algumas:

Em 1º de janeiro, André Português, Pedro Paulo Quinzinho e os 11 vereadores eleitos tomaram posse.

Ainda em janeiro, no dia 28, o prefeito André Português recebeu o secretário Estadual de Trabalho e Renda, Capitão Paulo Teixeira e conquistou para a cidade a Casa do Trabalhador, que é a primeira da região e tem o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino.

O programa busca dar orientação sobre os serviços do SINE, Casa da Inclusão da Pessoa com Deficiência, primeiro emprego, jovem aprendiz, estágio, elaboração de currículo, entre outras orientações para o mundo do trabalho.



Em 4 de fevereiro, eram definidos os últimos detalhes para implantação do NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher).

Com acolhimento e atendimento individual, orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência doméstica, assim como de mediação de conflitos e encaminhamentos aos serviços da rede pública.

O Nuam funciona em local reservado exclusivamente às mulheres para que as vítimas se sintam mais à vontade para expor suas situações.

O atendimento é feito por assistentes sociais, funcionárias da guarda municipal capacitadas, policiais civis femininas e psicólogos.

O Núcleo de Miguel Pereira já funciona 24h e a mulher, vítima de violência doméstica, tem atendimento e acolhimento prestados por profissionais capacitados contribuindo para a prevenção e repressão do crime.

Em 19 de fevereiro, o prefeito André Português e o vice Pedro Paulo Quinzinho entregavam os títulos da REURB (regularização fundiária).

Em 2020, o prefeito André Português criou o projeto da REURB e Miguel Pereira foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil a lançar essa regularização.

O objetivo é trazer dignidade àqueles que trabalharam a vida inteira e não tinham nenhuma segurança daquilo que construíram com suor e trabalho.

Mais algumas famílias saíram da reunião com a certeza de que tudo que eles construíram até então, é de direito deles adquirido.



No dia 14 de março o projeto "Miguel Pereira planta, eu cuido" foi destaque na TV Globo. Mudas produzidas no horto municipal são doadas à população para arborização de ruas e terrenos.

O projeto foi criado pela atual gestão e desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e atua há mais de 4 anos por meio da Lei n° 3.297 e já doou mais de 50.000 mudas.

Em 20 de março, foi realizado um encontro estadual de prefeitos. Como anfitrião, o prefeito André Português recebeu demais gestores de todas as regiões do estado, e apresentou os avanços no turismo, saúde e segurança na cidade, e frisou que a união de todos é de suma importância para um estado forte e competitivo no cenário nacional.



No dia 5 de abril, com a presença do governador Claudio Castro, era inaugurada a base operacional do Miguel Pereira Presente.

O município é o único do interior fluminense a ter uma base do programa. Na cidade, o Segurança Presente atua com ações conjuntas das Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal para que juntos possam combater todos os tipos de crimes, que porventura possam ocorrer na cidade.

Também em abril, no dia 9, o prefeito André Português assinou um convênio com o DER-RJ para investimento em infraestrutura no município.

A reunião, presidida pelo governador Cláudio Castro, com a presença do secretário de Governo André Lazaroni - que muito tem feito pela cidade, o presidente do DER RJ Luiz Roberto Pereira e o secretário das Cidades Uruan Andrade, no Palácio Guanabara, teve como uma de suas finalidades traçar objetivos de melhoria na infraestrutura do município.



No dia 14 de abril, Miguel Pereira marcou presença no gabinete do presidente Jair Bolsonaro. Ao lado do governador Cláudio Castro, o prefeito André Português apresentou a cidade e seus projetos e discutiu as demandas da região.



Iniciando maio com boa notícia, no dia 2 o prefeito André Português recebeu os empresários em seu gabinete para conhecer o projeto de construção da loja, que futuramente seria inaugurada no aniversário do município, em uma grande festa e com boas promoções para os clientes.

Dois dias após, em 4 de maio, o prefeito se reunia com a gerente de expansão da Casa e Vídeo e garantia mais uma nova loja para a cidade, gerando mais empregos.

No dia 12, o presidente do Vasco da Gama e o vice-presidente Osório estiveram na cidade e anunciaram o interesse em criar a Cidade do Vasco, em Miguel Pereira.

Um centro de treinamento completo onde o clube terá uma escolinha de base e um estádio onde fará sua pré-temporada.

As escolinhas a serem implantadas, atenderão cerca de 60 atletas a partir de 11 anos de idade com 3 aulas por semana para o remo olímpico e cerca de 40 atletas para a canoa havaiana, com aulas administradas por profissionais, sendo um técnico de remo, um auxiliar técnico, um técnico de canoagem havaiana e estagiários, com o objetivo de oferecer conhecimento e formação.

Com o avanço do projeto Cidade do Vasco, que se instalará em Miguel Pereira, com um CT (Centro de Treinamento), estádio, ginásio coberto, hotel padrão cinco estrelas, restaurante temático, surgiu a ideia de aproveitar o cartão postal da cidade para prática de mais um esporte, o remo vascaíno, esporte que consolidou o Clube Regatas Vasco da Gama como o maior clube náutico do Rio de Janeiro e um gigante do remo no Brasil.

O grandioso projeto levará toda história, tradição e paixão de um dos clubes mais admirados do mundo para Miguel Pereira, aumentando ainda mais o potencial turístico da cidade, que atrairá seus torcedores para usufruir de todas as maravilhas de Miguel Pereira, aliando sua paixão pelo clube com a cidade que o acolheu e deu o destaque que merece.

Em 10 de junho Miguel Pereira se tornava exemplo para o estado, com a apresentação do projeto do Espaço do Agricultor, já realizado no centro da cidade e que agora será referência estadual e base para construção de espaços similares por todo o estado do Rio de Janeiro.




O dia 25 de junho foi marcado por inaugurações, todas elas com dezenas de autoridades e com a presença do governador Claudio Castro, quando neste dia foram inaugurados, o Projeto Disk Árvore, Espaço do Agricultor, Espaço da criança e Banheiro Público, Casa do Direito da Mulher e Centro Comercial João Silveira.

No dia seguinte, 26, foi realizado o lançamento da pedra fundamental do primeiro posto de gás de Miguel Pereira com a presença do governador Claudio Castro.

Na mesma data, houve também o 1° Fórum de Gestão Pública de Miguel Pereira, que contou com a presença de senadores, deputados e mais de 60 prefeitos.



No primeiro dia de julho foi inaugurada a loja Casa e Vídeo, no centro de Miguel Pereira.

Dia 3 de julho foram entregues os cartões Frutos da Terra, para os quase 1.200 funcionários efetivos da prefeitura para utilizarem no Espaço do Agricultor.

Em 5 de julho, a cidade recebia o ministro da Educação Milton Ribeiro e o secretário estadual de Educação Alexandre Valle para um fórum. No mesmo dia, horas após, o prefeito André Português inaugurava a Casa do Trabalhador.

O evento contou com a participação de 63 cidades do estado, do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do presidente do FNDE, Marcelo Ponte, do secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Valle, do prefeito André Português, além deputados estaduais e vereadores.

Na ocasião, secretários de Educação dos municípios do Estado do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de se reunir com as equipes técnicas do FNDE para tirar dúvidas.


No dia 6, presente na inauguração de mais uma loja da franquia de chocolates Lugano, o prefeito garantiu mais uma marca que estará presente na rua coberta, no centro da cidade.

Em 16 de agosto, o prefeito se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Obras do estado, Max Lemos, em busca de recursos para construção de ciclovias, quadras de grama sintética e a repaginação do centro de Miguel Pereira.



Em 20 de agosto, 85 novos funcionários foram contratados e recebidos pelo prefeito André Português e o vice Pedro Paulo Quinzinho, na Fenart.

No dia 26, o governador Claudio Castro entregou ao prefeito André Português um cheque no valor de 55 milhões de reais da Cedae para Miguel Pereira.

Em 31 de agosto, uma reunião na secretaria de Educação do Rio de Janeiro, o prefeito André, apresentou o projeto de lei que visa transformar Miguel Pereira em uma referência no ensino do estado, a intenção é em breve transformar a cidade através da educação bilíngue.



Em 6 de setembro, mais uma viatura 0km foi entregue para a secretaria municipal de Segurança Pública.

No dia 8 de setembro, mais uma viatura foi entregue ao Segurança Presente. O prefeito André Português, acompanhado do vice-prefeito Pedro Paulo Quinzinho, esteve na base de Operação do Miguel Pereira Presente para anunciar a chegada de mais uma viatura 0km para os policiais, que se dedicam e arriscam suas vidas diariamente para levar paz à população.

No local, também foi realizada uma reunião para coordenar ações conjuntas das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e a Segurança Presente, para que juntos possam combater todos os tipos de crimes, que porventura possam ocorrer na cidade.

A reunião contou com a presença do coronel Dantas, do CPAm, que assumiu agora o comando de 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Dentro de alguns dias será inaugurada a base do CPAm, em Arcádia, para instaurar a ordem ambiental em Miguel Pereira.

Estiveram presentes também o coronel Félix, comandante do 10° Batalhão, o delegado André Uchoa, da 96ª DP, o capitão Cordeiro, que comanda o Miguel Pereira Presente, o deputado estadual, Jalmir Junior, e o secretário Municipal de Segurança Pública André Oliveira.

Dia 15 de setembro foi anunciado o maior projeto e investimento da história de Governador Portela. No dia seguinte, 16 de setembro, foi anunciado o projeto A Serra Mais Bonita do Brasil, quando mais de 1.000 mudas serão plantadas, fazendo um túnel de 12km de flores amarelas.



Em 16 de setembro, no Palácio Guanabara, após reunião com governador Claudio Castro e o secretário de Infraestrutura do Estado, Max Lemos, o prefeito André Português recebeu 200 casas populares que serão construídas em Miguel Pereira.

Iniciando o mês de outubro, no primeiro dia foi inaugurado o Cpam (Comando de Polícia Ambiental) localizado no bairro Arcádia na rodovia RJ 125, km 34.

A unidade atuará no combate e prevenção aos crimes ambientais no município, impedindo desmatamento, invasões, queimadas e tráfico de animais silvestres.



Em 3 de outubro, foi promovida uma reunião com os comerciantes para a apresentação do projeto do novo centro de Miguel Pereira.

O objetivo do projeto é padronizar as fachadas e tornar o centro mais harmônico, atraindo mais turistas e novos investimentos na cidade.

No dia 5, foi anunciado a criação do primeiro Parque de Aves de Soltura do Brasil. Dia 8, foi anunciado o primeiro destacamento fora da capital do estado do BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas)

Ainda no dia 8, foi lançado na cidade o aplicativo Taxi.Rio. Em 15 de outubro foi assinado o protocolo de intenções para construção do novo fórum de Miguel Pereira. Em 19 de outubro lançamento do programa Lixo Zero.


Em 22 de outubro Miguel Pereira é destaque, vencedora do prêmio de Melhor Educação do estado, cidades excelentes pela TV Band.

O dia 25 de outubro foi marcado pela Inauguração da Lojas Cem, lançamento da pedra fundamental da Cidade da Saúde, Inauguração PTPA, Inauguração Espaço do Artesão, pedra fundamental do Novo Centro.




No dia 28 de outubro, um acordo de cooperação técnica foi assinado como CRCRJ (Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro).

No dia seguinte (29), foi anunciado pelo prefeito André Português a construção do 2° Espaço da Criança em Governador Portela. No dia 30, foi a vez de serem anunciadas novas obras para Conrado: Espaço da Criança, reforma de quadra esportiva e revitalização da estação daquela localidade.

Em 5 de novembro, um anúncio voltado para os amantes dos animais: a instalação, em Miguel Pereira e Portela, de um parque para cães.

Em Gramado, no Sul do país, o prefeito se reuniu com o ministro do Turismo Gilson Machado, com o proprietário do Colline De France, eleito melhor Hotel do mundo, e com o apresentador da TV Record, Álvaro Garnero, onde discutiu novos investimentos para o futuro da cidade.



No dia 9, a Prefeitura de Miguel Pereira promoveu o II Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação da Regional Sudoeste, com mais de 19 secretários de Educação do estado e representantes de suas secretarias.

Repetindo mais uma edição do programa, no dia 13 de novembro foram entregues, na Câmara Municipal, os da REURB beneficiando diversas famílias da cidade.

Também no dia 13, foi realizado um mutirão de cirurgia de catarata no Hospital Municipal Luiz Gonzaga. 

O prefeito André Português esteve no Hospital, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras, Pedro Paulo Quinzinho, da secretária de Saúde, Camila Miranda, e do diretor geral do Hospital, Eduardo Ralha.

Os cidadãos que necessitam passar por esse procedimento, devem procurar a Secretaria de Saúde a partir de terça-feira, para saber como participar dos mutirões e realizar a cirurgia de catarata.



No dia 18, foi inaugurada no centro da cidade a agência da Sicred. A agência recém-inaugurada tem 354 metros quadrados e design moderno.

O ambiente interno foi pensado para oferecer atendimento mais personalizado e conforto, e favorece a proximidade, a convivência e a interação entre os associados.

Logo na entrada, uma área de recepção foi criada para orientar sobre a melhor opção de atendimento. Quem precisar esperar contará com o espaço de convivência, no qual poderá tomar café, ler ou até mesmo aproveitar para realizar tarefas de trabalho.

Guarda-volumes estão disponíveis no autoatendimento para facilitar a mobilidade dos associados. O horário de atendimento na agência é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Dia 19, a quadra de grama sintética do bairro Governador Portela foi inaugurada. Também no dia 19, a farmácia popular do 3° distrito foi inaugurada e conta com os mesmos medicamentos presentes na farmácia do centro da cidade.

No dia 29, foi anunciada a programação do Natal Inesquecível 2021. No início deste mês, no dia 3, foi inaugurado o NIAM – Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, que atua em conjunto com a Casa do Direito da Mulher Daniella Perez, que tem atuação durante 24h no atendimento, acolhimento e prevenção à violência contra a mulher, com equipe multidisciplinar administrativa, técnica, Guarda Municipal e Polícia Militar.

O NIAM atua interrompendo o ciclo de violência, inserindo a mulher na rede local de enfrentamento a violência protegendo a integridade física e psicológica da mulher e de seus filhos, aumentando a sensação de segurança a auxiliando de forma urgente.



Também no dia 3, foi a abertura do Natal Inesquecível na Praça do Artesão, no centro da cidade. Miguel Pereira brilhou iluminado por árvores de Natal, trem, ruas, árvores, telhados e, claro, atrações inesquecíveis, que fizeram famílias participarem com a mesma alegria de quando se recebe um presente de Papai Noel.

Uma Parada de Natal, com personagens natalinos, que cantaram, dançaram, falaram do momento e, a seguir, caminharam pelas ruas, alegrando a todos, principalmente as crianças, que queriam ser fotografadas ao lado de cada um deles.

No domingo, encerrando o primeiro fim de semana inesquecível, toda família foi recebida por super-heróis, princesas e vilões, que interagiram com o público, encantando as crianças, que participaram decifrando enigmas para manter vivos seus sonhos e suas fantasias.

No início da noite, o Coral Amigos do Rotary de Miguel Pereira emocionou com músicas de Natal, o tenor Henio Ricardo e a presença do internacional flautista Celso Woltzenlogel num solo de Noite Feliz.

Enquanto isso, a Casa do Papai Noel, na Secretaria de Turismo, recebia os visitantes para fotos e recordações. No Lago de Javary, também foram várias atrações: Kombi Inesquecível, show com Terramar e Ouverture.



Na última noite de evento o Espaço do Artesão contou com apresentações de André Furtado e Matheus Silva, Coral Madrigal e encerrando a noite Marina Elali.

A cantora interpretou dezenas de músicas do Rei Roberto Carlos, que fazem parte do seu repertorio desde 2018, autorizada e elogiada pelo próprio Roberto Carlos.

Um de seus grandes feitos foi emplacar a música “Você”, de Roberto e Erasmo Carlos, como tema de Deborah Secco e Murilo Benício na novela “América”, na qual fez uma participação especial no último capítulo.

Além de novelas, filmes, minisséries e especiais, a cantora já participou de vários programas televisivos. Em 2012, Marina participou da minissérie da Rede Globo O Brado Retumbante. Em 2013, foi jurada do quadro Mulheres Que Brilham, do Programa Raul Gil.

No cinema, a voz de Marina marcou os temas dos filmes Se Eu Fosse Você, A Fronteira, Didi, o Cupido Trapalhão e Segurança Nacional, onde também fez uma participação especial interpretando o Hino Nacional.

Entre os sucessos, se destacam "Eu Vou Seguir", tema de Míriam, personagem de Gabriela Duarte na novela Sete Pecados, e “One Last Cry”, tema de Nanda, interpretada por Fernanda Vasconcellos na novela Páginas da Vida – Uma das músicas mais executadas em todo o país em 2006 e 2007.

Marina lançou um CD/DVD intitulado Marina Elali Duetos – Homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O trabalho foi gravado em Recife, Pernambuco, em homenagem a dois pernambucanos ilustres: Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e Zé Dantas, compositor, principal parceiro de Luiz Gonzaga e avô materno de Marina.

Comunicação PMMP
Imagens: Comunicação PMMPfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer