De volta ao radar dos grandes investimentos internacionais

O Rio de Janeiro vive um novo momento e os esforços do Governo para reconstruir o Estado vêm sendo reconhecidos no mundo.

Na semana passada, acompanhei o governador Cláudio Castro em viagem internacional para uma série de agendas em alguns países da Europa, como Itália, França e Espanha, visando atrair novos investimentos e criar novas perspectivas de futuro para o Estado do Rio.

A missão foi uma chance de dar visibilidade às boas notícias do nosso estado, estreitar laços, costurar parcerias e criar uma agenda positiva com outros países.

Na França, fechamos uma importante parceria com a empresa Poma, para reativação do Teleférico do Complexo do Alemão, que está parado há mais de cinco anos.

Além de melhorar o deslocamento dos moradores, a iniciativa vai alavancar o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego e renda, beneficiando 10 mil moradores das comunidades de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras.

Na Itália, durante reunião com a vice-ministra de Economia e Finanças da Itália, Laura Castelli, fechamos acordo com as empresas Enel X, Leonardo e TIM, para o desenvolvimento de projetos dentro do conceito de Cidades Inteligentes, dentro do Estado do Rio.

A proposta é identificar cidades estratégicas onde serão aplicadas tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, e multiplicar a experiência para todo o estado, colocando o Rio de Janeiro em um novo patamar, alinhado com o cenário e as boas práticas mundiais.

O Governo do estado do Rio de Janeiro e a Enel X também firmaram parceria para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética para cerca de 1,6 mil prédios públicos do estado, otimizando o consumo de energia e minimizando os impactos ambientais.

Visitamos ainda a sede da empresa Leonardo e as instalações do Centro Aeroespacial Fucino da Telespazio, vinculada à companhia italiana.

Na ocasião, anunciamos a inauguração da pedra fundamental do maior teleporto satélite 5G da América Latina na cidade de Maricá. A previsão é que a obra seja inaugurada em março de 2022 e que o teleporto entre em operação em junho de 2022.

Ainda na Itália, a comitiva do governo se reuniu com representantes da Agência Nacional de Turismo da Itália para trocar experiências e discutir parcerias com objetivo de aumentar o fluxo de visitantes no estado do Rio.

Na Espanha, estivemos na sede e em estações de distribuição da Naturgy, para conhecer mais o processo de distribuição de gás natural.

Durante o encontro com o presidente mundial da empresa espanhola, Francisco Reynes, discutimos a expansão do grupo no Rio de Janeiro.

Em evento na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apresentamos oportunidades de negócios no Estado do Rio de Janeiro.

Ainda na Espanha, o governador Cláudio Castro foi palestrante da maior feira de Cidades Inteligentes do mundo, a Smart City Barcelona, apresentando os projetos que estão sendo realizados através do Pacto RJ para as políticas púbicas de desenvolvimento sustentável.

A mensagem que deixamos em todos os eventos e reuniões é inequívoca: o Rio de Janeiro, porta de entrada do país para o mundo, vive uma nova fase e retoma seu protagonismo.

O trabalho realizado nos últimos meses já apresenta seus frutos. A percepção internacional, hoje, do investidor, no que diz respeito ao Rio de Janeiro, é a melhor possível.

O estado resgatou sua credibilidade, está retomando seu protagonismo econômico e, com isso, voltando finalmente ao radar dos grandes investidores, nacionais e internacionais.

Por Vinicius Farah
Vinicius Farah é secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem