Generozo pede socorro



Esta construção denominada Casarão Generozo Portela além de ser um dos últimos exemplares residenciais que se apresenta em quase sua totalidade com suas características originais é também, unanimidade na sociedade trirriense sobre a necessidade de urgentes providências para sua preservação.

É o imóvel um referencial de nossa história e poderá ser um espaço dedicado a memória, história e Cultura Trirriense.

Com localização em importante e histórico espaço geográfico, a Praça Salim Chimeli, foi antigo leito da Estrada União Indústria e situa-se no cruzamento das ruas principais da malha urbana da cidade.

Medidas urgências necessitam ser tomadas nesse imóvel.

O Conselho de Política Cultural - CMPC enviou documento as autoridades locais solicitando providências nesse sentido.

Essa semana em visita técnica ao local, acompanhando o Instituto do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro - INEPAC constatamos que a ameaça de uma tragédia nesse imóvel se assemelha aos idos do ano 2000 quando o então Conselho de Cultura assim descreve a situação do Casarão, levando a judicialização da situação que felizmente exigiu que as providências fossem tomadas e o imóvel foi restaurado em 2005.

“Analisando a estrutura do telhado foi constatado com certa apreensão e, conforme pode ser atestado pelas fotografias do engradamento, é de que, mais uma chuva forte e grande parte do telhado ruiriam, pois haviam peças totalmente destruídas pelas ações de insetos que transformaram peças de madeira “pinho de Riga” em estruturas ocas que esfacelavam ao simples contato manual, resultado de deterioração causada primeiro pela ação de chuvas, que penetraram na estrutura do engradamento através de espaços abertos provenientes de escorregamento de telhas e, também, por uma quantidade considerável destas estarem quebradas”

Com a intensidade das chuvas dessa Primavera e as chuvas de Verão que se aproximam teremos concretizado dessa vez a tragédia anunciada, desde então. Embora a questão também esteja sob a decisão da Justiça, a casa está correndo risco iminente de desabamento.

Para concluir lembramos que caso aconteça a tragédia, o local será mais um marco do descaso e da incompetência da nossa cidade e assim se apresentarão a população e aos visitantes.

Se destruído o imóvel, os responsáveis serão criminalizados e no local restarão as ruínas tal como na Fazenda das Garças, que muitos lembram, e nada poderá ser feito no local até que se apure a responsabilidade desse crime com o nosso Patrimônio Cultural.

Por Vera Alves
Imagem: Rogério Carneirofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem