Dia da árvore: Três Rios integra ações de incentivo à preservação florestal

Em celebração à data, Secretaria de Meio ambiente planta e faz distribuição de mudas nesta terça-feira


Fotos: Divulgação PMTR

A Secretaria de Meio Ambiente de Três Rios realiza nesta terça-feira (21) um mutirão de plantio de mudas no Morro do Anjo, na Margem Direita, em celebração ao Dia da Árvore. O evento, que é aberto à população, começa às 9h e tem como ponto de encontro o Horto Municipal.

A partir do mesmo horário acontece também a distribuição gratuita de mudas de mais de 10 espécies na Praça São Sebastião. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Villa Verde, a ação tem como objetivo incentivar o plantio de árvores nas demais localidades da cidade.

“No Morro do Anjo, a gente deve plantar cerca de 300 mudas de 12 espécias diferentes, todas elas nativas da Mata Atlântica. Para expandir a ação, a gente vai fazer também a distribuição de mudas na Praça São Sebastião, inclusive de árvores frutíferas”, diz o secretário.


Segundo Thiago, a atuação da Secretaria de Meio Ambiente relacionada à arborização da cidade, no entanto, vai além de ações em datas comemorativas. Desde que assumiu a gestão da pasta, em janeiro, o secretário tem se empenhado em cumprir, dentre tantas tarefas, uma primordial: a substituição das árvores no perímetro urbano.

“A gente tem muitas árvores inadequadas em locais inadequados, e esse é o grande problema. Portanto, a gente precisa trocar essas árvores – que causam danos a ruas, calçadas e praças – por outras que não tragam prejuízos”, explica Thiago.

A troca mais recente de árvores foi realizada no entorno da ciclovia que liga a Avenida Zoello Sola, no Triângulo, à Avenida Condessa do Rio Novo, no Centro. “Felizmente, todas as árvores que a gente plantou ali estão vivas. Daqui a uns dois anos, teremos vários ipês grandes naquela área, realizando, além da função básica de purificar o ar, a de deixar o local mais bonito. E o melhor: sem danos à vias”, comenta.

Quanto às preservação das demais áreas de floresta do município, principalmente aquelas ocupadas por propriedades particulares, Thiago comentou sobre o projeto das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores, que tem o propósito de dividir entre os proprietários e o poder púbico a responsabilidade pela conservação da fauna e da flora locais.

“As RPPNs são unidades de conservação criadas voluntariamente em áreas particulares pelos próprios proprietários de terras, e são uma estratégia para aumentar a parcela protegida das áreas particulares”, explica Thiago.

Segundo o secretário, o desafio do município agora é incentivar os donos de terra a aderirem ao projeto. “A grande sacada é que, além de garantir benefícios ao município, os criadores de RPPNs ganham vantagens com isenção de impostos e acesso a fundos de investimento, além de maior facilidade no pagamento por serviços ambientais, compensações ambientais etc. Portanto, é preciso fazer com que esses proprietários entendam essas vantagens”, comenta.

A população pode contribuir ainda de outra forma para a preservação florestal na cidade, de acordo com Thiago. “Hoje, a gente enfrenta outro grande problema em nosso município: as queimadas. A longo prazo, a secretaria tem se esforçado e reunido recursos para fomentar a sensibilização das pessoas, principalmente através da edução. A curto prazo, a gente conta com uma coisa simples: as denúncias”, diz.

Recentemente, o município conseguiu aprovar um projeto na Câmara de Compensação Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e receberá cerca de 900 mil reais que serão destinados a ações de educação ambiental, obras e compra de equipamentos destinados ao combate de focos de incêndio.


“Tudo isso está previsto para o próximo ano. Enquanto não acontece, a gente conta com o auxílio dos trirrienses, tanto na preservação da vegetação quanto na identificação de criminosos”, explica Thiago.O secretário garante que a pasta tem um série de investimentos para 2022, e se diz animado para a nova fase. “Neste ano, organizamos nossas prioridades. Em breve, teremos nosso prédio no Horto reformado, com melhor estrutura. Tem muito trabalho vindo por aí”, diz.

Por Raí de Castro






Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem