Estado dá tratamento gratuito para quem pretende parar de fumar



O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi celebrado no último domingo (29), data que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) aproveitou para reforçar que há no estado 447 unidades oferecendo tratamento para quem quer parar de fumar.

O serviço integra a campanha mundial "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19". Somente na capital, são 125 unidades com o serviço.

O cigarro possui mais de 7 mil substâncias tóxicas. Fumar é uma porta aberta para o coronavírus, que aumenta de duas a três vezes o risco de se desenvolver formas graves da covid-19.

Pesquisas mostram que a nicotina aumenta a expressão de uma enzima que serve de receptor para o vírus entrar na célula, a chamada enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2). Isso faz com que a carga viral no tabagista seja maior.

O tabagismo também aumenta o risco de infecções causadas por bactérias, vírus e fungo respiratórios porque reduz a capacidade de resposta do sistema imunológico.

Somado a esses fatores, os fumantes ainda apresentam baixa oxigenação dos tecidos, alterações dos vasos sanguíneos e um estado de hipercoagulação que os predispõem à trombose, uma das possíveis complicações da covid.

O suporte médico é oferecido pela rede do SUS e coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que classifica o tabagismo como uma doença causada pela dependência química da nicotina. Segundo o instituto, parar de fumar é um desafio que se tornou ainda maior com o estresse social e econômico adicional, advindos da pandemia.

Levando esse fato em consideração, Samir Feruti Sleiman, responsável pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, trabalha junto a sua equipe e às coordenações municipais para facilitar o acesso da população ao tratamento.

"O mais importante da campanha deste ano é estimular que os tabagistas tomem conhecimento da existência do programa de tratamento gratuito e de qualidade no SUS para ajudá-los a parar de fumar. A partir daí, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima para informações sobre o tratamento. Temos a relação no site da Secretaria de Estado de Saúde. O tabagismo, além dos danos causados à saúde, é uma doença que gera dependência química e, como tal, necessita de tratamento", afirma Feruti.

Feruti disse ainda que a qualidade de vida apresenta grande melhora ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a covid-19.


Confira as unidades da região que oferecem tratamento contra o tabagismo


Mendes - Centro - Casmca Maria Eliza Malheiros, Rua Carlos Nielsen, 119, tabagismo.dant@gmail.com, (24)24654360

Paty do Alferes - Granja ESF - Granja; Rua Maria Pacheco 25, tabpatydoalferes@gmail.com,24873291

Sao Jose do Vale do Rio Preto - Pouso Alegre - PSF De Pouso Alegre, Rua Seis de Setembro, s/nº, Pouso Alegre, psfpa@hotmail.com, 2422247193, 2422247193

São José do Vale do Rio Preto - Barrinha - Usf Da Barrinha, Rua Irene Lima, s/nº, Barrinha, psfbarrinhasjv@gmail.com, (24)22240286

São José do Vale do Rio Preto - Centro - PSF do Centro, Rua Engenheiro Fuller Tredejet, 31, Parque Vera Lúcia, usfcentro2016@gmail.com,(24)22242161

Três Rios - Centro - Policlínica Walter Gomes Franklin, Rua da Maçonaria , 320, Centro, nasftabagismo@tresrios.rj.gov.br, (24) 22521649, 998607505

Três Rios - Vila Isabel - Clinica da família José da Silva, Rua Professor Moreira 1800, Praça Arsonval Macedo, nasftabagismo@tresrios.rj.gov.br, (24) 22523029, (24) 998607505

Secom RJ
Imagem: Reprodução
full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem