Você sabe o que é cringe?




Se você é usuário frequente de redes sociais, com certeza já ouviu falar do termo ‘cringe’. A expressão, que foi uma das mais pesquisadas da web nos últimos dias, viralizou após a influencer Carol Rocha fazer uma publicação no Twitter, questionando os seguidores da Geração Z sobre o que eles consideravam ‘mico’ nos Millenials. 

Entre as respostas, estavam tomar café da manhã, usar calça skinny, ouvir rock, pagode dos anos 90, gostar de Harry Potter e (pasmem) até usar emojis.

Desde então o debate permanece acalorado, e milhares de contribuições vêm surgindo para designar o que seria desconforto ou até constrangimento para os mais jovens. Brincadeiras à parte –afinal cada grupo deve ter suas experiências validadas e vivências respeitadas –você sabe o que a sociologia classifica como Geração X, Y e Z? Faz ideia do que seja um Baby Boomer? Se não, bora lá descobrir?

Os chamados Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1964, são indivíduos que, de acordo com o clichê, valorizam o trabalho duro, priorizam a estabilidade e dão valor ao casamento. Muitos deles são avessos à tecnologia.

A Geração X, daqueles que vieram ao mundo entre 1965 e 1980, presenciariam o movimento hippie, a ascensão dos movimentos sociais e o surgimento dos primeiros computadores. São sonhadores, empreendedores e idealistas.

Os Millennials(ou Geração Y, na qual aliás me incluo😳) são aqueles que nasceram entre 1981 e 1995, tiveram contato com a tecnologia desde cedo e, por isso, se adaptam bem às novidades. São criativos, preocupados com as causas sociais e dispostos a quebrar padrões.

Já a Geração Z (ou Gen Z), dos nascidos entre 1995 e 2010, é composta pelos que cresceram inseridos entre tecnologias digitais. São super conectados, e estão em busca de consolidar sua identidade.Acham ‘cringe’ gostos e atitudes que para os Millenials são naturais.

Pesado? Talvez. Mas, para sermos justos, também já julgamos assim os que nos sucederam. E enquanto o ‘conflito’ for saudável, tudo bem. Vamos acompanhar e, se estivermos à vontade, participar.

#bomfimdesemana

Por: Daniele Barizon

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem