No mundo contemporâneo surgiu uma nova alternativa para quem tenta driblar a morte em busca da tão desejada imortalidade. Trata-se do congelamento artificial. A criogenia mostra-se uma alternativa para um grupo seleto de indivíduos, que acreditam no êxito da ciência sobre o processo biológico igualitário. No “êxodo” da vida sobre a morte.
Ainda existem inúmeras questões e fala-se muito dos prós e contras dessas técnicas que são debatidas cientificamente. Por uma série de fatores, muitos afirmam ser pura charlatanice.Para ter o corpo preservado através da criogenia é preciso fazer um considerável investimento financeiro, isso ajuda a compreender porque existem poucos corpos sendo conservados neste estado.
Um outro processo que habita o imaginário da espécie humana, é a possibilidade de criação de alguma ligação do ser humano com uma máquina, criando deste modo uma interface. Resumidamente, seria realizado um download das informações armazenadas no cérebro para que pudessem ser transferidas para um computador. Neste contexto a Inteligência Artificial (AI)teria papel de destaque.
A indústria do entretenimento vem explorando este tema a um bom tempo. Exemplo disso são os filmes A.I.- Inteligência Artificial,RoboCop, Contra o Tempo,A Vigilante do Amanhã, Blade Runner 2049, Avatar, a série Black Mirror, dentre outros.
Todo esse mar de expectativas só nos traz ainda mais a possibilidade de refletir a respeito do viver, envelhecer e perecer. E por que não, não perecer ou reviver?
Por que viver para sempre? Como? Quando? Sempre é muito? Quanto tempo é sempre? Viver simplesmente por viver? Viver muito ou viver bem? É possível viver bem e muito? O que é viver bem? Qual a diferença entre viver e sobreviver? O que é de fato a vida? O que se pode buscar ser na vida? O que se deve buscar ser na vida? Até que ponto somos capazes de ir em busca da imortalidade? Somos capazes de ir até que ponto para preencher os nossos espaços vazios?
Outras obras que trazem grandes reflexões sobre a relação do homem com o tempo são os filmes:O Preço do Amanhã, Feitiço do Tempo, No Limite do Amanhã, Minority Report, Doutor Estranho e O Retrato de Dorian Gray. Vale destacar que o filme O Retrato de Dorian Gray é baseado na obra literária O Retrato de Dorian Gray. No contexto literário vale mencionar a ilustre obra Operação Cavalo de Tróia.
No próximo artigo daremos continuidade ao assunto.
Seja forte e corajoso. Não se apavore nem desanime.
Imagem: Stefan
Keller
Postar um comentário