Prefeitura inicia Campanha de Combate às Queimadas em Miguel Pereira



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança nesta semana, uma campanha educativa contra as queimadas recorrentes no município.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população em relação aos perigos que as queimadas urbanas podem trazer à saúde pública, principalmente em meio à pandemia da covid-19.

A ideia é de alertar a população para a proibição da prática e o impacto das queimadas para o meio ambiente, para a segurança e, especialmente, para a saúde da população.

Além dos danos causados ao meio ambiente — poluição do ar, aumento da liberação de poluentes como o dióxido de carbono (uma das principais causas do aquecimento global), redução da cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora — as queimadas impactam sobre a saúde da população, agravando os problemas respiratórios e, consequentemente, piorando doenças que atacam o sistema respiratório como a covid-19 e a influenza.

Se no curto prazo a exposição à fumaça e seus poluentes pode causar dificuldade para respirar, dor e ardência na garganta, rouquidão, dor de cabeça, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos, no longo prazo, ela pode prejudicar os pulmões, os vasos sanguíneos e o sistema imunológico.

“Já organizamos a Brigada de Incêndios da Prefeitura de Miguel Pereira, que tem dado suporte ao Corpo de Bombeiros, principal órgão responsável pelo combate as queimadas e agora com o lançamento da campanha de educação e conscientização sobre o tema, pretendemos diminuir esse grave problema que temos na nossa cidade. Provocar incêndios é um crime ambiental recorrente em nosso município. Isso está relacionado a falta de informação, conscientização e educação ambiental”, informou a Secretária de Meio Ambiente, Nathália Mafra.

Para coibir essa prática, a Prefeitura conta com o apoio da população, que pode denunciar focos de incêndios pelos canais de atendimento do 156 ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

É importante identificar a função diversa que o fogo assume no incêndio e na queimada. Enquanto no incêndio o fogo atua sem função, ao léu, a queimada possui um desiderato definido, um objetivo, geralmente na limpeza ou exploração da propriedade.

As queimadas são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos.


Principais consequências das queimadas no município:

  • Erosão no solo;
  • Perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações e ENCHENTES;
  • Poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;
  • Extinção de espécies (fauna e flora);
  • Destruição de infraestruturas.
  • Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;
  • Destruição de habitats naturais;

“O melhor combate é a prevenção. Desta maneira, queremos que as pessoas sejam agentes multiplicadores dessas informações. Que falem com seus parentes e vizinhos, nas rodas de conversas, nas associações de bairros, sobre os prejuízos que as queimadas trazem para todos nós.”, concluiu a Secretária.

Comunicação PMMP
Imagem: Divulgação Com. PMMP

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem