Novo secretário de Desenvolvimento Economico, Vinicius Farah e Governador Claudio Castro |
Vencedor de duas edições do Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do Sebrae (2012 e 2014) e duas vezes prêmio Prefeito Empreendedor do Estado do Rio de Janeiro (2012 e 2014), Farah afirma que buscará ajudar a reerguer sobretudo pequenos e médios empresários afetados na pandemia e incentivar o empreendedorismo e a atração de empresas. Ele lembra que as pequenas e micro empresas são responsáveis por 75% dos empregos formais do país.
“Vamos juntos trabalhar para entregar para sociedade um estado com pleno emprego, cada vez mais forte economicamente, incentivando os micro e pequenos empreendedores, além de criar um ambiente favorável de negócios para atração de grandes empresas para o Rio, gerando mais empregos e renda. Nossa ideia é levar a secretaria até o cidadão, com todos os serviços mais próximos das pessoas para que possamos efetivamente fazer uma política de resultados", finalizou Farah.
Como deputado federal, além de apresentar projetos na área de desenvolvimento e desburocratização, Farah foi vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação da câmara. Vinicius Farah também foi vice-presidente para Assuntos de Desenvolvimento Econômico da Frente Nacional dos Prefeitos - FNP, onde participou de articulações pelo desenvolvimento dos municípios principalmente na defesa da desburocratização dentro da máquina pública. É palestrante convidado do Sebrae Nacional para eventos relacionados a empreendedorismo e desenvolvimento econômico, tendo ministrado palestras em grande parte do país e em eventos internacionais como representante do Sebrae.
O novo secretário ingressou na política aos 23 anos, quando foi eleito vereador de Três Rios, onde também exerceu os cargos de secretário de Esportes e Turismo. Foi vice-prefeito de Três Rios e prefeito eleito para o período 2009/2012 sendo reeleito, com 83,24% dos votos válidos para o período de 2013/2016. Sua administração foi marcada por um forte programa de incentivos e desburocratização que atraiu 2.258 empresas, que geraram 11.300 empregos diretos em oito anos, além de aumentar o orçamento de 69 para 400 milhões de reais.
Presidente do Detran-RJ por 14 meses, Farah implantou programas como o Detran Presente e o Detran Conduta. Este último, em parceria com o Ministério Público Estadual, identificou e puniu servidores envolvidos em irregularidades no órgão. Por Barbara Caldas
Postar um comentário