Acreditando no desenvolvimento sustentável como uma das principais marcas da atual administração do município, o Programa Lixo Zero tem como meta transformar a gestão de resíduos para sempre em Miguel Pereira.
O sonho de Ser Lixo Zero será um marco para união entre poder público, empresas e a comunidade. Para ser Lixo Zero o município precisará da união de toda a população, reforça a prefeitura.
Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero WasteInternational Alliance – Lixo Zero é: “uma metaética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”
O Projeto traçado pela Secretaria de Meio Ambiente do município, junto às Secretarias de Turismo e Serviços Públicos, quer difundir boas práticas de gestão de resíduos junto à administração pública, às empresas, chegando a cada casa da cidade.
O programa Lixo Zero parte da necessidade de disseminar, discutir e propor revisão nas políticas públicas de gestão de resíduos sólidos, bem como iniciar uma reflexão que permita construir conhecimentos que possibilitem derrubar as resistências quanto à participação dos cidadãos no uso racional dos recursos naturais e o desenvolvimento da economia circular com a destinação correta dos resíduos gerados.
O trabalho que inicialmente funcionava com o fomento da Coleta Seletiva, tem como principal instrumento a educação ambiental, e foi capaz até hoje ampliar de 2016 a 2020 em 81% o quantitativo de recicláveis encaminhados à Associação de Catadores do município.
Agora a meta é difundir o conceito de Lixo Zero e chegar a cada canto da Cidade. As empresas terão como incentivo todo aparato de sensibilização, treinamento e certificado emitidos pela Secretaria de Meio Ambiente. A missão é engajar todos para não geração de lixo, apresentando opções práticas e viáveis para que se ter uma rotina de vida Lixo Zero.
Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. A caravana pretende através da aproximação direta com gestores e empresas, levar informação e orientação prática para que todos possam fazer a gestão dos próprios resíduos de forma a atender aos princípios Lixo Zero.
A Prefeitura de Miguel Pereira já iniciou seu processo interno, treinando os servidores e fazendo gestão dos recicláveis internos gerados, algumas secretarias já estão potencializando e conseguindo zerar os resíduos produzidos internamente como as secretarias de Turismo, Administração, Procuradoria, os setores de Protocolo, Informática e Contabilidade.
Finalizando a gestão de órgãos públicos o Programa vai visitar todas as empresas localizadas no município com sensibilização e treinamento de forma a facilitar a participação de todos.
"Uma cidade linda como Miguel Pereira não pode mais suportar a geração de lixo que ignore todas as consequências sociais e ambientais que o descarte pode gerar. Podemos escolher entre dispor em nossas ruas e aterros enfeiando e poluindo nossa cidade, ou gerar renda para catadores, matéria prima para recicladores, adubo orgânico para plantios e agricultura, bem-estar e sustentabilidade para todo nosso planeta", dizem os organizadores do projeto.
A etapa seguinte ao engajamento de todos pela coleta seletiva é integrar projetos de compostagem para os resíduos orgânicos gerados no município, inclusive para os resíduos de poda e jardim que muitas vezes são destinados irregularmente nas ruas causando transtornos para todos.
E sempre importante lembrar que destinar lixo de forma irregular é infração ambiental passível de multa, sendo o programa um norte para que toda população possa destinar corretamente seus resíduos.
Assessoria PMMP
Conheça a rota da coleta seletiva no município (Para mais informações ligue 156):
Postar um comentário