O Ministério da Justiça divulgou, no dia 25 de maio de 2021, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, o lançamento da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa, que conta com a participação das 27 Unidades da Federação, tem como objetivo contribuir com a localização de pessoas consideradas desaparecidas. A coleta do DNA vai do dia 14 ao dia 18.
Confira alguns pontos de coleta próximos da região:
- Posto regional de polícia Técnico-científica de Petrópolis
- Posto regional de polícia técnico-científica de Volta Redonda
- Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora
Nesta Campanha Nacional, o foco é a coleta do DNA de familiares em primeiro grau de pessoas desaparecidas. Para participar da Campanha, é necessário que o desaparecimento tenha sido registrado na Polícia Civil. Os familiares preferenciais para a coleta de DNA são: pai e mãe, filho(s) e cônjuge e irmãos do desaparecido.
Caso a família não se enquadre em nenhuma das hipóteses, deve consultar o ponto de coleta para que seja avaliada a possibilidade de participação na campanha. Além do DNA de pessoas da família, também poderão ser fornecidos itens que possam conter o DNA do próprio desaparecido, como escova de dentes, aparelho de barbear, aliança, óculos, cordão umbilical ou dente de leite. Se você tiver algum desses itens guardados, não esqueça de levá-lo no dia da coleta.
Para mais informações sobre a campanha e outros postos de coleta, acesse o link: https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/desaparecidos/
Postar um comentário