Câmara de Vereadores aprova criação da Semana de Prevenção do AVC

Crédito: Divulgação Ass. CVMTR

A Casa Legislativa trirriense aprovou, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Anderson Bento de Medeiros (Professor Anderson Muriçoca), criando a Semana de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O projeto foi encaminhado ao Poder Executivo para ser sancionado. De acordo com o texto, na última semana de outubro, as unidades de saúde do município deverão realizar campanhas de conscientização, palestras, informativos, e atividades voltadas para combater essa doença que chega a matar mais que a aids, tuberculose, malária, dengue e gripe A juntas.

“O AVC atinge milhares de pessoas anualmente no país, ocasionando um impacto social importante na sociedade e na saúde. E, com um trabalho de conscientização, podemos amenizar esta doença que é silenciosa e perigosa. Lembro quando trabalhava no Planeta Vida e conheci a dona Maria Auxiliadora, acometida por um AVC, com parte direito do corpo com movimentos comprometidos. Depois de um trabalho minucioso, com muito esforço, paciência e insistência, recuperou os movimentos. Hoje, ela é um exemplo para mim e a motivação para este projeto de lei ser implantado no nosso município”, justificou o vereador autor do projeto, vereador Professor Anderson Muriçoca.

Crédito: Divulgação Ass. CVMTR
  
Presente na sessão, Maria Auxiliadora falou sobre o trabalho realizado no Planeta Vida, com ajuda de fisioterapeuta e professor físico, além de equipe médica e, defendeu a importância do projeto.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 400 mil casos ao ano e, aproximadamente, 100 mil óbitos. Alguns casos, no entanto, são consequência da hipertensão, obesidade e tabagismo – podendo causar em alteração ou perda dos movimentos, sensibilidade e fala; e, alterações da compreensão ou da maneira como a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor. Assessoria CVMTR

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem