Oxóssi



Na umbanda, o orixá Oxóssi, considerando o sincretismo religioso, é São Sebastião, porém, na Bahia, Oxóssi é associado a São Jorge. Em Pernambuco, Oxóssi está relacionado ao Arcanjo São Miguel.

Homenageado no dia 20 de janeiro, o seu ambiente vibracional, na natureza, são as matas e tudo mais que complementam este cenário de floresta, tais como: animais, pássaros, rios etc.

Oxóssi é o grande caçador da umbanda, representado pelo índio. Pelo caboclo.

É aquele que ensina sobre a importância da relação saudável com a fonte de vida e alimentação natural. Ensina sobre o respeito, o reconhecimento e a valorização de tudo que promove as condições para a sustentação da matéria.

Oxóssi simboliza o provedor da família. É o protetor do cidadão trabalhador. É aquele que tem profunda consciência do seu papel como sendo o responsável por alimentar os seus dependentes. Que lida com a rotina que envolve este compromisso como uma missão. E no contexto de missão, a sua responsabilidade e dedicação são inabaláveis.



Os filhos de cabeça de Oxóssi costumam ser pessoas extremamente concentradas em tudo que fazem. O que leva, inclusive, a serem dispersos das demais demandas e exigências no cotidiano das relações.

A sua cor representativa é o verde. O seu dia da semana é a quinta-feira.

Na Bahia, a sua cor é o azul.

Oxóssi é o orixá da fartura e da relação com a natureza na sua mais profunda capacidade de interação.

Os filhos de Oxóssi tendem a se identificarem com uma alimentação mais natural, priorizando a qualidade dos produtos que ingerem, pois os considera um aliado da manutenção da saúde do corpo como ponte para o bem-estar do espírito. Através do que é ingerido, e da consciência sobre a importância deste alimento advindo da natureza, a conexão com o divino é potencializada e conseguem, além da troca de energias, demostrarem gratidão à mãe natureza pelo sustento e abundância.

Não raro, os filhos de Oxóssi serem os pioneiros na adesão à novas propostas de alimentação natural, consumo consciente, reaproveitamento e reciclagem de materiais diversos, preservação do meio ambiente. É comum os filhos de Oxóssi, de imediato, se familiarizarem, praticarem e propagarem uma ideia que venha contribuir com ações efetivas no sentido de cuidarmos do planeta.

Como características dos filhos de cabeça do orixá Oxóssi, também podemos cita que são pessoas muito solidárias e sensíveis. Evitam opinar sobre o comportamento e a vida de quem quer que seja. Possuem uma admirável facilidade para se inserirem no trabalho em grupo. São pessoas muito responsáveis e cobram o comprometimento da equipe, porém, esta relação de interação se sustenta somente para a finalidade principal, que é o laboro, pois possuem uma alma solitária. Dever cumprido, querem o sossego da oca.

Social e afetivamente, os filhos de Oxóssi conduzem a relação de forma leve e livre. Sem tendência a serem ciumentos. Não agregam cobranças. Por serem muito independentes, e terem a necessidade de preservarem a sua própria individualidade eles entendem bastante o jeito de ser de cada pessoa, pois consideram a individualidade um espaço sagrado. A liberdade individual nas relações, em geral, é respeitada com uma boa dose confiança depositada na outra parte.

Os filhos de Oxóssi costumam ser pessoas generosas e de bom gosto. Mas gostam da vida vivida com simplicidade.

Não é preciso ser filho de Oxóssi para entender a importância de uma relação responsável com a natureza. É fácil aprender que fartura tratada com desrespeito pode virar sinônimo de escassez.

Por Graça Leal

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem