Partícula 2021


 

Chegamos à partícula 2021 do Tempo. Este Senhor, membro da eternidade, que no seu processo de transitar nas nossas vidas fascina pela sua misteriosa capacidade de renovação. De manter-se sempre jovem no seu existir se considerarmos que enquanto Ele nos envelhece a cada dia, torna-se uma criança que recomeça a sua jornada a cada instante do seu passar.

Apesar de sabermos que tudo que ficou para trás pode estar perdido, dentro do contexto de não aproveitamento do Tempo, da oportunidade, bem como o de sabermos que Ele, o Tempo, não volta mais temos a possibilidade do recomeço uma vez que Ele acolhe a nossa sincera e determinada vontade de corrigirmos e recuperarmos tudo aquilo que uma atitude, omissão ou desprezo tenha jogado por terra.

É mágico poder não ter perdido por completo o que foi perdido no Tempo. De podermos repaginar o que foi descartado ou não vivido proporcionando um novo momento para o que passou. É possível ter uma nova chance. Mesmo que o resgate não ocorra dentro do projeto original que ficou para trás, mas se todos os elementos envolvidos se fizerem presentes e nós dispostos a uma nova postura, o Tempo se encarregará de promover um novo movimento em favor de uma nova versão. 

Nada que passa pelo Tempo é totalmente perdido. Nele tudo é aprendizado. Aprendizado é ganho. É sabedoria que se perpetua e que levamos para onde o nosso espírito estiver.

E já que estamos falando do Senhor que atua na vida de todos nós independente do credo, da cor da pele, da condição social vale registrar que Ele também é um Orixá chamado Iroko.

A cada novo ano, é comum entre os praticantes e simpatizantes das religiões de matriz africana a curiosidade de saberem quais os Orixás regerão os próximos 365 dias.

Em 2021, teremos Oxalá e Oxum regendo o ano. Oxalá, no sincretismo, é Jesus, adulto, como todos o conhecemos, biblicamente. O branco é a cor que o representa e a Paz o simboliza. Oxum é Nossa Sra. da Conceição, o Orixá que simboliza o amor e que tem no azul claro a sua cor representativa.

Paz e Amor é a proposta da nova Partícula do Tempo. Paz e Amor é a maior demanda dos nossos corações, em todos os sentidos da vida em sociedade. Iroko convida a humanidade a empenhar as suas forças pessoais, a fé e os melhores sentimentos que tomam cada íntimo para juntar-se à corrente divina neste propósito que é propagar os sentimentos com verdadeiro potencial paraa construção sustentável de um mundo melhor.

Iroko nos convida a reflexão sobre como a intolerância, que ainda encontra espaço nas atitudes do ser humano, potencializando-se através das diferenças de credo, política e pensamentos, é a grande responsável por não usufruirmos de uma convivência harmoniosa neste planeta cuja a incoerência está embutida no nosso comportamento uma vez que, teoricamente, todos se reconhecem irmãos.

PS. Me pautei nos fundamentos da Umbanda, religião brasileira que, dado o sincretismo religioso, tanto influenciou a nossa cultura para descrever as características dos Orixás regentes, em 2021. Nas próximas colunas, escreverei mais detalhadamente sobre o sincretismo, a Umbanda, os Orixás etc.

Oxalá nos convida anos unirmos sob o manto da Paz. Oxum nos convida a prática do amor na sua versão mais genuína e acolhedorapara integrar-se à proposta de Oxalá.

Paz e Amor não significa não haver discordâncias. Significa a base de toda a forma possível de convivência. Mas, se não houver a possibilidade de amar, apenas respeite, pois, o Respeito evita a guerra.

 

Aceitemos o convite.

Em mutirão, vamos pintar 2021 de azul e branco.

 

Instagram: @gracaleal10


Por Graça Leal

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem